A PEDIDO DE EVAIR DE MELO, MINISTRO MÁRCIO FRANÇA DEVE COMPARECER À CÂMARA EM OUTUBRO

O parlamentar cobrará explicações sobre falas de Lula sobre ausência de voos para África

            A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), o requerimento de convocação do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para prestar esclarecimentos sobre a afirmação do Lula quanto à ausência de voos do Brasil para a África. O autor do requerimento é o vice-líder da oposição, deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES).

            No documento, o parlamentar cita uma fala do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, durante um encontro com o Presidente de Angola, João Manuel Lourenço, na última sexta-feira (25), na qual ele disse que cobrará voos diretos, entre Brasil e África, as companhias aéreas. 

             “Lula aproveitou mais uma viagem internacional para mentir sobre o Brasil. Há várias companhias aéreas, incluindo a Latam e a Gol, que oferecem voos regulares para destinos africanos. Por exemplo, a Latam tem voos para Joanesburgo, na África do Sul, e a Ethiopian Airlines opera rotas entre o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e Addis Ababa, na Etiópia. Já a companhia Gol conecta Guarulhos a Luanda, capital de Angola. É lamentável que um Presidente da República dissemine esse tipo de fake news em um palco internacional. Precisamos de explicações”, enfatizou Evair de Melo.

                Segundo o parlamentar, o convite para comparecimento do Ministro se deve, por ele ser detentor da pasta de Portos e Aeroportos.

                “Já que não podemos convocar o Presidente, vamos cobrar explicações do Ministro Márcio França, que representa a pasta, para explicar esse falso discurso do seu líder em Angola”, disse o vice-líder da oposição, deputado federal Evair de Melo.

                A audiência de comparecimento do Ministro está prevista para o dia 18 de outubro, com horário ainda não definido.

                Confira na íntegra o documento de convocação:

                • REQ nº 305/2023_Convite_Ministro de Portos e Aeroportos.