APÓS FORTES CHUVAS, EVAIR DE MELO PEDE SOCORRO À FORÇAS ARMADAS E A DEFESA CIVIL NACIONAL

Foram acionados também o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional,o Comando Militar do Leste e a Defesa Civil

        O deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES) – conhecido por sua diligente atuação voluntária na área de defesa civil – fez um pedido urgente de socorro a autoridades públicas nacionais e estaduais, no sábado (23), em face das catastróficas inundações que assolam os municípios capixabas de Mimoso do Sul, Muniz Freire, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Iúna e Bom Jesus do Norte, entre a noite de sexta-feira (22) e a manhã do sábado (23), quando chegou a chover mais de 295 ml em 12 horas.

   
"Acionamos diversos órgãos para ajudar no apoio às famílias que estão vivendo esse pesadelo causado pelas fortes chuvas. Vidas precisam ser salvas, famílias precisam ser reerguidas e a população capixaba precisa desse socorro imediato, as chuvas seguem castigando o nosso estado, esse suporte é fundamental. Estamos desde sexta-feira nos municípios afetados e usando o nosso mandato como instrumento para ajudar o nosso povo que está sofrendo neste momento. Acionei as Forças Armadas para que todo o operacional fosse voltado para resgate aéreo, terrestre e até de barco numa força tarefa para esse auxílio humanitário. Fico feliz que esse apoio está chegando aos poucos no nosso estado.É um momento de união", frisou Evair de Melo.

       O parlamentar enviou ofícios ao Ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; e também ao Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Renato Rodrigues de Aguiar Freire; ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros; ao Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva; ao Chefe do Comando Militar do Leste, General do Exército Kleber Nunes de Vasconcellos; e ao Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo, Coronel BM Washington Ferreira Dias.

    Nos documentos, Evair cobrou ações imediatas e a mobilização de todas as equipes terrestres e aéreas de resgate necessárias ao atendimento imediato de centenas de pessoas que se encontram desalojadas, ilhadas, em situação de risco e expostas às intempéries no Espírito Santo: “As enchentes causaram uma devastação sem precedentes no Espírito Santo, deixando um cenário de tensão, desespero e medo, com mais de 100 pessoas já desalojadas e ilhadas até a manhã deste sábado. Precisamos de toda ajuda possível. E tem que ser agora”, enfatizou o deputado Evair de Melo.

        Após essa ação do deputado Evair, já no domingo(24), foram anunciadas providências do Ministerio da Integração e Desenvolvimento Regional, dentre elas, que foi solicitada a mobilização das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para o apoio nas ações de socorro e assistência à população capixaba afetada.

     Confira abaixo na íntegra os documentos protolados por Evair de Melo:

        - Ofício as Forças Armadas: 

- Ofício ao Ministério da Defesa;

        - Ofício ao Comando Militar do Leste;

       - Ofício a Coordenação Estadual de Proteção da Defesa Civil do ES;

        - Ofício ao Exército Brasileiro;

       - Ofício a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil;

        - Ofício ao Ministério DEsenvolvimento Regional.