Com o tema “Coloque o pé no futuro”, a Cachoeiro Stone Fair 2023 reunirá entre 22 e 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, expositores e visitantes de diversas partes do mundo, no maior evento do setor na América Latina. A Feira demonstra a força do segmento que se expandiu e e investe em inovação, com a exposição das principais novidades em máquinas, produtos, insumos e serviços, além de celebrar a riqueza das rochas brasileiras.
O Espírito Santo é o maior produtor e exportador brasileiro de rochas ornamentais, responsável por cerca de 82% das exportações do país. A indústria gera aproximadamente 480 mil empregos diretos e indiretos, exporta para 132 países, contribui com 2,5% do PIB nacional e injeta mais de R$ 50 bilhões em tributos e royalties na economia.
Com a importância do segmento para a economia capixaba e as oportunidades que podem ser criadas com a ampliação da presença no mercado mundial, o deputado federal Evair de Melo (Progressistas-ES) realiza diversas ações para o fortalecimento da atividade no Espírito Santo e no Brasil.
Evair liderou o trabalho que resultou na redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 5% para 1% (Decreto nº 10.771/21) para o setor de rochas, uma ação que estimula a reindustrialização e promove um ambiente propício para a geração de empregos, fomentando o desenvolvimento sustentável.
Sua trabalho também ficou registrado na criação do Programa “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”. Uma parceria com o Centrorochas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o programa incentiva as exportações e já resultou em recordes históricos nas vendas para o exterior. A articulação do parlamentar capixaba junto ao Ministério das Relações Exteriores contou com o apoio do então Presidente Jair Bolsonaro, ampliando consideravelmente a competitividade do mercado de rochas brasileiras em países como China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, Itália, México, Reino Unido e Rússia.
“A redução do IPI e o Programa do CentroRochas e da Apex são medidas estratégicas que impulsionam a competitividade das empresas, desempenhando um papel fundamental na recuperação econômica do país, tudo isso no governo Bolsonaro.”, pontuou.
Maior pavilhão coberto do Estado
A Feira será realizada no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em uma área de 30 mil m², incluindo 10 mil m² de espaço coberto, o maior pavilhão coberto do Estado, viabilizado com recursos da ordem de R$ 8 milhões destinados por Evair por meio de emendas individuais ao Orçamento da União. A Feira também conta com uma área de exposição de blocos de rochas e deverá reunir aproximadamente 200 expositores de toda a cadeia produtiva, da extração ao beneficiamento. Em 2022, visitaram a Feira mais de 20 mil pessoas de todo o Brasil e de 26 países.
Cachoeiro Stone Fair 2023 apresenta as inovações do setor de Rochas Ornamentais
Evair de Melo destaca o trabalho que garantiu mais competitividade e abriu novos mercados aos produtos capixabas
