Até a próxima sexta-feira (26), o Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, no Bairro Aeroporto, será palco da Cachoeiro Stone Fair, um dos mais importantes eventos do setor de rochas ornamentais da América Latina. A abertura na última terça-feira (26) contou com a presença do deputadofederal Evair de Melo.
Vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, Evair viabilizou junto ao Governo Federal uma das maiores conquistas já realizadas em toda a história da produção de mármores e granitos no Espírito Santo e no Brasil: a redução de 5% para 1% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor.
“Este foi o primeiro segmento desonerado pelo Governo, devido à sua importância para a economia brasileira. A redução do IPI garantiu tratamento fiscal isonômico com relação aos produtos concorrentes e aumentou consideravelmente a competitividade do setor no Brasil. No Espírito Santo – maior produtor e exportador brasileiro de mármores e granitos, que responde por 82% de todas as exportações nacionais –, essa conquista representou um marco histórico para a indústria de rochas”, disse Evair.
RECORDE DE EXPORTAÇÃO
“Mesmo atravessando um ano com sérias complexidades logísticas, o setor de rochas ornamentais avançou e transformou desafios em oportunidades. Graças ao convênio que ajudamos a viabilizar entre o Centrorochas e a ApexBrasil, incentivamos a internacionalização dos negócios e as empresas brasileiras de mármores e granitos aumentaram suas exportações, gerando mais empregos, renda e receita tributária no país. Tanto que em 2021, o setor cresceu 35,5% batendo recorde histórico em volume de exportações: 2,4 milhões de toneladas de mármores e granitos”, afirma o deputado Evair de Melo.
E ele completou: “Desde o início do nosso primeiro mandato trabalhamos em defesa deste importante segmento, que gera 480 mil empregos diretos e indiretos no Brasil, responde por cerca de 2,5% do PIB nacional e exporta produtos para 132 países dos cinco continentes do mundo, recolhendoanualmente mais de R$ 50 bilhões em tributos e royalties. E Cachoeiro, pela alta qualidade e grande variedade de suas rochas ornamentais, permanece como polo marmorista de referência no país e no mercado internacional”.
NOVO PAVILHÃO
Por meio de emenda ao orçamento destinada pelo Deputado Federal Evair de Melo no valor de R$ 8 milhões, está em construção o maior pavilhão coberto do Espírito Santo, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, local onde são realizados grandes eventos, entre eles a Cachoeiro Stone Fair, que após dois anos de pandemia voltou com força total, expondo produtos de 180 marcas num espaço de 30 mil metros quadrados.
Durante os quatro dias do evento, os organizadores esperam receber mais de 17 mil visitantes do Brasil e do mundo, fazendo jus à importância deste segmento, que em 2021 registrou o melhor faturamento de toda a história: 1,34 bilhão de dólares em exportações.
Para mais informações, acesse:
https://www.cachoeirostonefair.com.br/o-maior-encontro-de-marmoristas-do-brasil/