Ceunes realiza III Simpósio de Fruticultura

Evair é autor do Projeto de Lei 3082/2015, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas in Natura


O Centro Universitário Norte do Espírito Santo, em São Mateus, realiza nesta quinta-feira (27), o III Simpósio de Fruticultura da Ufes. O evento tem como objetivo discutir os principais desafios para o setor no Espírito Santo e em todo o país, contextualizar as diversas culturas frutícolas e debater pesquisas agrícolas fundamentais para o progresso dos produtores capixabas.


Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal Evair de Melo destaca a capacidade da fruticultura em gerar oportunidades no campo e afirma que o evento em São Mateus será fundamental para o melhor entendimento do setor. “A fruticultura é uma das principais alternativas para a diversificação agrícola na propriedade. Com ótimos exemplos, é capaz de gerar renda em pequenos espaços e tornar comercial diversas atividades equivocadamente consideradas sem valor. Este evento será capaz de desmistificar várias questões ligadas à atividade e é um importante espaço para troca de conhecimentos e experiências entre os protagonistas da cadeia produtiva”.


Evair destinou R$ 300 mil em emendas individuais ao Orçamento da União para garantir equipamentos que viabilizassem o funcionamento do Laboratório de Análise de Resíduos Químicos do Ceunes. O espaço é utilizado para a formação de estudantes em iniciação científica, para as pesquisas dos alunos do mestrado, além de subsidiar pesquisas científicas do Programa Agromais, que trabalha com a qualidade de produtos e atividades agrícolas, tais como a pimenta do reino, o café, o mamão, o coco, entre muitos outros.


O parlamentar também é autor do Projeto de Lei 3082/2015, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas in Natura e de Produtos Derivados. Entre os instrumentos citados no Projeto para incentivar a produção de frutas de qualidade estão o crédito rural, a pesquisa agrícola, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializadas, o Cooperativismo, entre outros. “O Brasil, em função de suas condições climáticas, apresenta um enorme potencial para se tornar um dos maiores polos produtivos de frutas frescas para o mercado mundial. O projeto de lei contribuirá para o desenvolvimento da fruticultura no Brasil e na geração de excedentes para exportação, nas condições exigidas por nossos compradores”, afirma Evair na justificativa da proposta.


O professor e coordenador do Programa Agromais, Marcelo Barreto, declara que o evento enfatiza a questão da diversificação nas propriedades. “A diversificação é importante componente para garantir a sustentabilidade da renda do produtor. Neste linha de pensamento será abordado a lima ácida "Tahiti" e o Abacate. Haverá palestra sobre abacaxi e mamão. Lembrando que o Espírito Santo é um forte produtor também de coco e banana”.


Segundo Barreto, o Laboratório prepara-se para atender demandas mais específicas da cultura de pimenta do reino, mas que é crescente a necessidade de atendimento aos fruticultores. “Há necessidade de maiores investimentos em equipamentos para que seja possível a crescente demanda de análises do setor de frutas, que exigem a avaliação de uma vasta gama de produtos para atender critérios da indústria e do mercado internacional como é o caso do mamão. Neste sentido, esforços serão necessários para equipar o laboratório e contratar técnicos para que este tipo de serviço esteja prontamente disponível ao produtor, garantindo assim um alimento mais seguro para o produtor”.


Programação


8h - Inscrição

8h30 - Frutas, café e lanches 

9h - Abertura 

9h30 - Desafios da Agricultura: Potencial para a Fruticultura, Eng. Agrônomo Dr. Eliseu Alves Pesquisador Sênior e Ex Presidente da Embrapa. 

10h30 - Lima Ácida "Tahiti" e utilização de porta-enxertos para o Norte do Espírito Santo, Eng Agrônoma Andréia Lopes de Moraes - Mestranda em Agricultura Tropical CEUNES/UFES

11h00 - Pulverização com Drones em Frutíferas, Eng. Agrônomo Dr. Hugo Bolseei Zago Professor da UFES

11h30 - Discussão debate - MODERADOR: Eng. Agrônomo Dr. Jimmy Herlen S.G. Barbosa, Pesquisador da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura.

12:00 - Almoço

13:30 - Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera, Eng. Agrônomo Dr.Ailton Geraldo Dias Professor e Pesquisador Autônomo 

14h10 - Rede Fruticultura Mamão: Estágio atual das pesquisas em desenvolvimento, Eng. Agrônomo Dr Renan Batista Queiroz - Pesquisador do INCAPER 

14h50 - A Cultura do Abacaxizeiro - Tradição vs. Inovação, Eng Agrônomo Dr Domingo Haroldo Reinhardt Pesquisador EMBRAPA Mandioca e fruticultura. 

15h35 - A Cultura do Abacateiro no Espírito Santo, Eng. Mecânico Alberto Falqueto Autônomo e Produtor Rural. 

16h20 - Discussão debate: MODERADOR: Eng Agrônomo Dr.Almy Junior Cordeiro de Carvalho, Professor da UENF e Ex Presidente da SBF. 

16h50  - Distribuição de brindes, considerações finais e encerramento.

17h - Frutas, café e lanches.