CHUVAS NO ESPÍRITO SANTO DEIXAM CAPIXABAS EM ALERTA

Fundão tem o maior índice de chuva em 48 horas. Evair de Melo pede atenção especial à Defesa Civil Nacional

Em apenas 48 horas, entre a manhã de quarta-feira e a de sexta-feira (02/12), o município de Fundão registrou um acumulado de 419mm de chuvas. Foram 224mm no período quarta para quinta-feira, e mais 195mm, de ontem para hoje. Devido ao grande volume de chuvas no Estado, que provocou a morte de um idoso depois do desabamento de sua casa, em Viana, o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, solicitou atenção especial da Defesa Civil Nacional com o objetivo de garantir ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação multissetorial nos municípios capixabas mais castigados.


Em Fundão, houve deslizamentos de terra, enchentes e o nível do Rio Fundão chegou a subir mais de 8 metros, alagando cinco bairros da cidade. A situação levou a prefeitura a decretar Situação de Emergência e a suspender as aulas nas escolas da rede pública municipal. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) desta sexta-feira (02) mostram que choveu mais de 100mm nos municípios de Cariacica Linhares, Viana, Aracruz, Rio Bananal, João Neiva e Ibiraçu num intervalo de apenas 24 horas. 


Desabrigados

Em todo o Espírito Santo, segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil, 1.713 pessoas estão desalojadas e outras 551, desabrigadas. O maior número de desalojados está em Viana: 869. Em seguida vem Santa Leopoldina, com 386, e Aracruz, com 156 pessoas. O maior número de desabrigados também está em Viana: 162, seguido por São Mateus, com 133. 


Sul

No Sul do Estado, Anchieta também sofreu com as chuvas fortes que desabaram na noite desta quinta (01), alagando inúmeras ruas do balneário de Iriri. A prefeitura está monitorando a barragem do Rio Benevente, no interior do município, para identificar possíveis riscos. Em Pedra Branca, Vargem Alta, uma pedra se movimentou e aproximadamente 20 moradores tiveram que deixar suas casas. 


Estradas 


De acordo com o último boletim divulgado pela PRF ES, às 8h20, a BR 101 continua totalmente interditada nos Kms 171 e 170, impedindo o tráfego entre Linhares e Aracruz. A PRF informou também que havia interdição parcial da BR 101, em Viana (310km) e, em Linhares (km 134), e da BR 262, em Domingos Martins (38km) devido a queda de barreira. 


Rio Doce


Nesta quinta, o Rio Doce, em Linhares, chegou quase à cota de atenção, mas a situação é tranquila, já que não chove em Minas Gerais. Já o Rio Santa Maria está em cota de alerta. De acordo com a Defesa Civil, o risco alto hoje está nos municípios de Fundão, Serra, Ibiraçu, Aracruz, Santa Leopoldina, Cariacica e Linhares.