CIDADES CAPIXABAS CELEBRAM FESTA DE CORPUS-CHRISTI NESTA QUINTA-FEIRA (8)

Evair é um grande incentivador da tradição dos Tapetes de Castelo que Completa 60 Anos

No Espírito Santo, o feriado de Corpus Christi é celebrado de maneira especial em várias cidades, por meio dos famosos tapetes que retratam cálices, pães e vinhos, representando o sacramento da comunhão, fazem parte de uma tradição que tem origem portuguesa e chegou ao país durante o período da colonização.

 

A tradição dos tapetes de Corpus Christi remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as ruas foram cobertas de ramos e mantos para a passagem do Messias. Para a Igreja Católica, os tapetes são uma forma de acolher a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, representado no Pão Eucarístico.

 

Tradicionalmente, os tapetes são confeccionados utilizando-se serragem e sal colorido. No entanto, hoje em dia, os fiéis utilizam uma variedade de materiais, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores, para criar suas obras de arte efêmeras. Os desenhos são feitos diretamente no chão e, em seguida, preenchidos com os materiais escolhidos, formando os tapetes.

 

CASTELO

Uma cidade conhecida por sua tradição e grande celebração de Corpus Christi é Castelo, no Espírito Santo. Nessa cidade, a festa dos tapetes de Corpus Christi completa sua 60ª edição e atrai centenas de voluntários que se dedicam à preparação do evento. O deputado federal Evair de Melo é um grande apoiador da festa, e destacou que tradicionalmente são mais de dois quilômetros de ruas e avenidas que são cobertos com os tradicionais tapetes, criados com materiais como palha, pó de café, pó de pneu, pedras, folhas, cipreste, flores e papel.

 

Além dos tapetes, a celebração em Castelo conta com missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, uma missa campal, procissão com o Santíssimo Sacramento, queima de fogos e feiras livres. “A festa é um momento de expressão artística e religiosa, que envolve meses de preparação e a participação ativa dos fiéis. O Brasil precisa conhecer esta linda tradição dos tapetes de Corpus Christi de Castelo que já é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo, e já atraiu mais de 100 mil pessoas só no ano passado”. Pontuou

 

Os voluntários se reúnem para a confecção dos tapetes na quarta-feira, e as celebrações começam nas igrejas na quinta-feira, com a missa campal e a procissão com o Santíssimo Sacramento. A festa de Corpus Christi é uma comemoração importante para a Igreja Católica em todo o país, e os tapetes confeccionados pelos fiéis são uma maneira de enfeitar as ruas e expressar a devoção religiosa.

 

Corpus Christi, cujo significado em latim é "Corpo de Cristo", é celebrado publicamente pela comunidade católica como uma forma de lembrar a morte de Cristo na cruz e sua ressurreição. Durante a Eucaristia, que ocorre nas missas, os fiéis recebem a hóstia, que representa o corpo de Cristo. Na festa de Corpus Christi, esse momento é realizado publicamente, com as paróquias organizando procissões que percorrem os tapetes, expondo a hóstia ao longo da celebração.

No Domingo, também tem tapetes

DOMINGOS MARTINS - PARAJU

 A festividade terá início no domingo, dia 10, a partir das 18 horas, com a confecção dos belíssimos tapetes de flores, uma das marcas registradas da celebração de Corpus Christi. "A comunidade da paróquia Santíssimo Sacramento, situada em Paraju, Domingos Martins tradicionalmente faz os seus tapetes no Domingo." finalizou o deputado. 

MAS NÃO É SÓ EM CASTELO - CONFIRA DEMAIS MUNICÍPIOS QUE TRADICIONALMENTE FAZEM SEUS TAPETES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

As comunidades se unem e várias ruas são enfeitadas para a passagem da procissão no dia 08.

CONCEIÇÃO DO CASTELO

Em torno do Jardim, teremos lindos tapetes também.

 GUARAPARI

 No dia 8, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Guarapari, os tapetes seguirão pelas ruas do centro da cidade.

 

IBATIBA

Igreja Matriz, as comunidades irão iniciar a confecção dos tapetes no dia anterior às 22h. Às 16h será realizada a missa na Matriz.

JAGUARÉ

A cidade também cultiva a tradição com lindos tapetes. 

MARECHAL FLORIANO

Em Marechal, na comunidade Católica de São José, terá a bela apresentação dos tapetes. 

MARILÂNDIA

Na cidade de Marilândia, na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, teremos também a apresentação de lindos tapetes. 

SERRA

A Serra terá o segundo maior tapete de Corpus Christi do Espírito Santo. No dia 8, em Barcelona, na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Serão 1.3 quilômetros de extensão na Avenida Região Sudeste, principal via do bairro.

Em Timbuí, na Comunidade Nossa Senhora da Penha, teremos os tapetes, celebração Eucarística e procissão, a partir das 15h;

Na Matriz de São Jose, a procissão com Santíssimo após a comunhão, até a praça ao lado da Comunidade Santo Antônio, onde será dada a benção final. 

Em Porto Canoa, na Matriz e em Serra Dourada II, na Igreja São José Operário, terão missas a partir das 8 horas da manhã.

Na Serra Sede, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, teremos lindos tapetes e com procissão logo após a santa missa das 17 horas. 

Em Praia Grande, na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, teremos os tapetes seguida de procissão. 

Em Praia Mar, na Comunidade Santíssima Trindade, teremos carreata com o Santíssimo nos setores Serramar e Nova Almeida, com arrecadação de alimentos para Programa Paz e Pão. 




 SOORETAMA

No norte do estado também temos este momento de fé católica belíssimo.

VARGEM ALTA

A cidade também celebra a data com lindos tapetes, as ruas Felipe David, Padre Antônio Maria, Willian Rose e Frederico Fontanta Filho, na sede do município, serão fechadas para a elaboração dos tapetes e para a procissão de Corpus Christi, nos dias 07 e 08 de junho.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Em Pindobas, também teremos os tradicionais tapetes. 

VILA VELHA

As ruas de Vila Velha também irão receber os famosos tapetes. As ruas da Prainha são um grande destaque.

 

VITÓRIA

Diversas ruas da capital terão tapetes. Em destaque na Catedral Metropolitana.