Depois de sua inclusão na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), mais um investimento é anunciado para Aracruz. A maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, a Suzano, deverá firmar contrato de sociedade com uma grande petroleira internacional para a construção de uma fábrica de bio-óleo.
Para receber investimentos como este, o município adequa seu Plano de Diretor e prevê a liberação de áreas às margens de suas rodovias para receber novos empreendimentos. Autor do projeto que possibilitou a inclusão de Aracruz, Itarana e Itaguaçu na área de abrangência da Sudene, o deputado federal Evair de Melo aponta que “atualmente, temos 31 municípios do Estado na área da Sudene, mas queremos que se estenda a todo o nosso território”.
Para Evair, a instalação a indústria de bio-óleo em Aracruz será um marco para a expansão dos biocombustíveis em nossa matriz energética. Na Câmara dos Deputados, o parlamentar capixaba trabalhou para a aprovação da Lei que criou, em 2017, o RenovaBio: a Política Nacional de Biocombustíveis. Ele destaca a importância do RenovaBio para estimular uma economia de baixo carbono capaz de gerar novos empregos e mais renda no país.
O Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, com uma produção de 6,76 bilhões de litros em 2021, sendo superado apenas pela Indonésia, que produziu 8,9 bilhões de litros no mesmo período.