COMISSÃO APROVA PROJETO DE EVAIR QUE CRIA DIA NACIONAL DO PRODUTOR DE LEITE

Data celebra fundação da ABRALEITE, em 12 de Julho

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados aprovou a redação final do Projeto de Lei 6487/2019, de coautoria do deputado federal Evair de Melo (PROGRESSISTAS-ES), para a adesão ao calendário cívico nacional do Dia Nacional do Produtor de Leite, a ser comemorado em 12 de julho de cada ano.

Com a intenção e se valorizar o produtor de leite brasileiro e também incentivar o consumo de leite e seus derivados, a escolha da data faz menção à criação, em 2017, da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a ABRALEITE, que tem por objetivo unir e representar os produtores de leite no Brasil.

“É importante frisar que estamos caminhando lado a lado com o produtor brasileiro e, neste caso em especial, o do setor leiteiro que tanto emprega e gera divisas para o nosso país. Durante muito tempo, o pecuarista brasileiro precisou caminhar sozinho em busca de se especializar, criar novas maneiras de se tornar competitivo frente ao mercado, inclusive internacional. A criação de associações fortes como a ABRALEITE vem para estruturar nosso produto interno e tornar esse caminho melhor para todos e, por isso, deve ser muito celebrada”, justifica e comemora o deputado do agro, Evair de Melo.

Com um crescimento anual de até 5%, a cadeia produtiva do leite é uma das mais complexas atividades do agronegócio brasileiro e com grande importância econômica, social e ambiental. Atualmente, somos o terceiro país que mais produz leite no mundo, graças ao impulsionamento constante do setor.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosângela Zoccal, quase a metade do leite produzido no Brasil vem de pequenas fazendas, o que torna o Leite uma das indústrias que mais emprega brasileiros atualmente. “Ao todo, 47% do leite produzido vem delas (pequenas propriedades). Para 1,2 milhões de produtores o leite é o salário do mês. Leite é a atividade que mais gera emprego no País, mais de 4 milhões de pessoas trabalham nas indústrias de laticínios e no campo com a produção primária. O leite representa 24% do Valor Bruto da Produção (VBP) gerado pela pecuária, sendo inferior somente ao da carne bovina e superior ao valor da produção de frangos, suínos e ovos.”, comenta a especialista.

Estima-se hoje, que um terço do leite produzido no País é utilizado como ingrediente básico para os mais diversos produtos, não só os alimentícios, mas também na indústria de higiene pessoal, cosméticos e medicamentos. Mais de noventa produtos têm o leite ou a proteína do leite na sua composição.

Com sua Redação Final aprovada sob relatoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP), o PL de autoria conjunta de Evair, Domingos Sávio (PSDB-MG) e Emidinho Moreira (PSB-MG) passa agora a tramitar no Senado Federal, antes de ir à sanção presidencial.