A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (10), quatro requerimentos de comparecimento de Ministros de Estado do Governo Lula, de autoria do deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), para prestarem diversos esclarecimentos.
O parlamentar solicitou o comparecimento do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que seja esclarecido o pronunciamento de Lula sobre a criação de Israel.
“Lula fez uma série de críticas à ONU, durante sua viagem a Espanha, incluindo sobre a criação de Israel e da Palestina e também críticas acerca da ação da ONU na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Ao invés de enaltecer o nosso país, Lula busca conflitos em discussões que não o cabe e ainda não faz jus a real história de Israel. Isso tem que ser esclarecido”, afirmou o deputado federal.
Também foi convidada a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para apresentar as pautas prioritárias do Ministério, bem como, o plano de aplicação dos recursos do Fundo Amazônia.
Já o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foi convidado pelo parlamentar para falar sobre a decisão de não privatizar o Porto de Santos.
Foi aprovada ainda o requerimento de convite a Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, para prestar esclarecimentos sobre seu comparecimento à Fazenda do Inho, em Rio Brilhante (MS), durante invasão ilegal de propriedade privada supostamente financiada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Confira abaixo os requerimentos aprovados na íntegra:
- REQ. 179/2023 - Ministro das Relações Exteriores, (Mauro Vieira);
- REQ. 182/2023 - Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, (Marina Silva);
- REQ. 191/2023 - Ministro de Portos e Aeroportos, (Márcio França);
- REQ. 193/2023 - Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara
ResponderEncaminhar |