COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DEBATE A EXPLORAÇÃO DE SAL-GEMA NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO, PROPOSTA DE EVAIR DE MELO

No norte do Espírito Santo foi descoberta a maior jazida de sal-gema da América Latina.

No próximo dia 2 de maio, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir a importância da exploração e extração de sal-gema, às 10 horas, no plenário 14. O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), que solicitou a audiência, destacou a relevância dessa atividade para o desenvolvimento econômico do país, e do crescimento do norte do Espírito Santo.


O sal-gema é uma substância composta de cloreto de sódio, cloreto de potássio e cloreto de magnésio, encontrado em jazidas na superfície terrestre. No norte do Espírito Santo, especificamente nas áreas de Conceição da Barra, Ecoporanga e Vila Pavão, foi descoberta a maior jazida de sal-gema da América Latina, que representa uma grande oportunidade para a geração de emprego, renda e inclusão social.


O sal-gema pode ser utilizado em diversas finalidades, tais como a fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e bicarbonato de sódio, além de estar presente na composição de produtos farmacêuticos, nas indústrias de papel, celulose e vidro, em produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente, e no tratamento da água e na fabricação de armas.


"É inegável a importância da exploração do sal-gema para o desenvolvimento econômico capixaba e para a geração de emprego e renda para a população. Por isso, é fundamental discutir sobre essa atividade e suas possibilidades", destacou o deputado.