Comissão de Agricultura realiza Seminário do Leite em Santa Catarina

O evento é organizado pela Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura da Câmara


Quarto maior produtor de leite do Brasil, o estado de Santa Catarina, mais precisamente o Parque de Exposições Atílio Fontana, no município de Concórdia, sedia nesta quinta-feira (12) o Seminário do Leite. O evento é organizado pela Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura da Câmara (CAPADR) e tem como objetivo debater temas e articular políticas públicas para a cadeia produtiva do leite.


Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES) afirma que o Seminário é fundamental para o crescimento do setor. “O leite é o produto agropecuário mais democrático do país, pois é produzido em praticamente todos os municípios brasileiros. É uma atividade agropecuária que carrega um peso tão grande para a economia do Brasil e de milhares de famílias que batalham diariamente para gerar empregos, renda e produtos de qualidade. Estamos empenhados em construir uma política sólida para que os nossos produtores prosperem, tenham remuneração justa e ocupem uma posição de destaque na nossa economia”.


Entre os participantes e convidados, estão o Deputado Federal Celso Maldaner, a Ministra  da Agricultura Tereza Cristina, o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo Fernando Schwanke, o Diretor do Departamento de Estudos e Prospecção do MAPA, Luis Eduardo Pacifici Rangel, e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados de Santa Catarina - Sindileite, Valter Antônio Brandalise.


Atuação de Evair


O parlamentar é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que limita as importações de leite de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas de rigor semelhante às leis brasileiras. Desta forma, além de proteger os produtores nacionais da concorrência desleal com essas nações, a proposta também previne da possibilidade de pragas e doenças que não existam no Brasil prejudicarem produtores e consumidores com produtos de baixa qualidade.


Evair também é um dos líderes da batalha contra a importação de leite. O deputado trabalhou para garantir a manutenção da taxa de importação do produto vindo da União Europeia, garantindo a competitividade dos nossos produtores em relação ao mercado externo.


“Precisamos rever essa política brasileira e encontrar um modelo correto para que o leite chegue a um preço justo para quem consome, mas nunca às custas de quem produz”, reitera Evair de Melo.