COMISSÃO ESPECIAL DO CÂNCER VOTARÁ HOJE (9) DEBATE SOBRE O DIA NACIONAL DO RADIOTERAPEUTA

O debate foi proposto pelo deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES)

            Está na pauta desta segunda-feira (9), da Comissão Especial de Combate ao Câncer da Câmara, o Requerimento n° 61/2023 para a realização de uma audiência pública sobre a instituição do dia 5 de setembro como o Dia Nacional do Radioterapeuta. O debate foi proposto pelo deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), motivado pela convicção da importância do radioterapeuta no combate ao câncer.

   “É o profissional, que por meio de um diagnóstico preciso e estudos radiográficos, decide pela melhor técnica a ser aplicada, seja ela braquiterapia (radioterapia de contato) ou radioterapia externa. A técnica é essencial em tratamentos de cânceres, hemorragias, entre outras patologias. São profissionais essenciais no combate ao câncer e merecem essa homenagem”, explicou o parlamentar.

    Para esse debate serão convidadas autoridades e representantes da Sociedade Brasileira de Radioterapia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, da Associação Médica Brasileira, do Instituto Nacional de Câncer, da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.

 

            AÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE A PREVENÇÃO


Evair de Melo também propôs na Comissão, outra audiência pública com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde no Brasil, para que sejam apresentados os projetos e ações internacionais sobre a prevenção e o combate ao câncer no Brasil. 

         CÂNCER INFANTIL


Outro debate proposto por Evair de Melo também discutirá o tema, mas o foco será o combate ao câncer infantil no Brasil. Serão ouvidos representantes do Instituto do Câncer Infantil, da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer.

        “O nosso mandato é focado em acompanhar ações de combate ao câncer. Na minha família já tivemos casos de câncer e sabemos que a batalha contra essa doença não é nada fácil, mas se o diagnóstico for precoce, as chances de cura são enormes. É preciso ficar atento com a prevenção. A nossa vida vale ouro”, frisou Evair de Melo.

TRAMITAÇÃO

Estas últimas audiências pública foram aprovadas na Comissão no mês de maio. Os debates ainda não tem data prevista para ocorrerem na Câmara dos Deputados.

Confira os requerimentos na íntegra:

        REQ 2/2023 - CECANCER (Audiência Pública com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS - no Brasil);

            • REQ 4/2023 CECANCER (Audiência pública para debater sobre a prevenção e o combate ao câncer infantil no Brasil);

                    • REQ 61/2023 (Audiência pública para debater a instituição do dia 05 de setembro como o dia nacional do Radioterapeuta).