O Deputado Federal Evair de Melo participou nesta quarta-feira (11) da comissão geral que discute ações preventivas da vigilância sanitária e possíveis consequências para o Brasil no enfrentamento do coronavírus (Covid-19).
“Desde fevereiro, estou envolvido em ações conjuntas com o governo federal e o parlamento brasileiro na luta contra o coronavírus. Hoje, reforcei meu incondicional apoio para o enfrentamento estratégico e participativo ao coronavírus, que é uma ameaça global à vida humana”, explicou o parlamentar.
Uma das preocupações levantadas na comissão geral que discute o combate à pandemia de coronavírus (Covid-19) é a necessidade de recursos para garantir um bom atendimento nos sistemas de saúde.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que vai convidar um membro do Legislativo para compor um comitê das despesas para conter o coronavírus. Ele disse que a intenção é dar transparência aos gastos. "É muito ruim tomar essas decisões de gastos inesperados de uma maneira autocrática", disse. Mandetta destacou ainda a liberação de parte de emendas do relator do orçamento para ações de saúde, no valor de cerca de R$ 5 bilhões.
Acordo de cooperação
Enquanto presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e de Investimentos (FrenCOMEX), o Deputado Federal Evair de Melo, também celebrou um acordo de cooperação entre a FrenCOMEX e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Coordenação Nacional das Relações Brasil China (CNRBC/OAB).
O presidente da FrenCOMEX também enviou ao ministro Luiz Henrique Mandetta sugestão para que o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) fosse convidado a compor o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional - GEI-ESPII.
“Vale lembrar que o Ibrachina - organismo reconhecido para a cooperação multissetorial brasileira, já lançou o Observatório do Coronavírus, uma plataforma integrada a combater fake news, promover diretrizes preventivas e de contenção, convergir os mais diversos apoios da iniciativa privada, e estimular o voluntariado social”, finaliza o deputado.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias