Respeito à toda cadeia cafeeira foi a única exigência
liderada pelos Deputados Federais Evair Vieira de Melo, Emidinho Madeira e
Alceu Moreira, materializada por intermédio das pelas Frentes Parlamentares do
Café; do Cooperativismo (Freencoop); da Defesa do Comércio Internacional e do
Investimento (Frencomex) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ao protocolarem
junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR, uma nota de
repúdio frente à nova campanha publicitária da marca ENO.
A propaganda apresentava conteúdo equivocado sobre o consumo
do café, levando o público a crer que ele é o causador de azia e má digestão na
protagonista, quando, em verdade, essa bebida possui diversos estudos
científicos que comprovam seus muitos benefícios à saúde humana. As Frentes
Parlamentares enviaram nota conjunta de repúdio ao presidente do Conselho
Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), João Luiz Faria Netto
na última quinta-feira (05).
Diversas entidades ligadas ao setor do café também
repudiariam a mencionada propaganda, tais quais o Conselho Nacional do Café,
Sindicafésp, Cecafé, dentre outras.
Em resposta às Frentes Parlamentares o CONAR relatou que foi concedida medida liminar de interrupção do
anúncio.
“Como membro da Frente
Parlamentar do Café, presidente da Frencoop e Frencomex e vice-presidente da
FPA, nos sentimos prejudicados com o conteúdo divulgado pela empresa.
Continuaremos atuando em defesa da bebida muito amada pelo mundo inteiro”,
declarou Evair de Melo.
CAFÉ
Quanto a importância do café para o Brasil: o país é o maior
produtor e exportador e segundo maior consumidor de café do mundo. A cadeia
produtiva do café é sustentada por 308 mil produtores (78% da agricultura
familiar) e suas cooperativas de produção, têm sido responsáveis pela geração,
ao ano, de US$ 5 bilhões a US$ 7 bilhões em vendas externas, 8,4 milhões de
postos de trabalho e de até R$ 25 bilhões de renda no campo, em 1.983
municípios cafeicultores.
De acordo com estudos da School of Public Health, ligada à
Universidade de Harvard, diversos artigos apontam potenciais benefícios à saúde
humana associado ao consumo cotidiano de café, para citar alguns: menor
desenvolvimento de câncer; controle nos níveis de açúcar no sangue,
consequentemente menor risco de desenvolver diabetes tipo 2; e estímulo à
produção de antioxidantes associados ao combate do estresse.
Cabe também ressaltar o artigo científico “Benefícios do
café na saúde: mito ou realidade?”, em que as pesquisadoras ressaltam não haver
relação entre o consumo de café e o desenvolvimento de úlceras. Portanto, o
argumento central da campanha publicitária é difamatório ao consumo de uma
bebida nacional de tamanha importância como é o café.