O Espírito Santo se destaca na realização de concursos para a promoção e valorização da qualidade dos cafés produzidos no Estado. Todos os anos, o setor promove eventos em diversos municípios, para reconhecer e premiar a qualidade da cafeicultura capixaba. Na semana que aconteceu o tradicional “Concurso Conilon de Excelência Cooabriel”, em São Gabriel da Palha, aconteceram outras duas importantes solenidades de premiação de produtores capixabas de cafés: uma em Laranja da Terra e outra no município de Iúna.
Em Laranja da Terra, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico promoveu a premiação do 4º Concurso de Qualidade do Café Conilon e o 2º Leilão de Café Especial. No final do evento, Leandro Kanitz conquistou o 1º lugar com 87,18 pontos; Alfredo Kanitz ficou em 2º lugar, com 85,54 pontos; e Carlos Rossmann ficou com a 3ª colocação, com 84,34 de pontuação final.
Já no município de Iúna, o espaço do Parque de Exposições sediou a cerimônia de premiação dos vencedores do VIII Concurso de Qualidade de Café Arábica de 2022. Na abertura do evento, o destaque foi uma apresentação, ao público, dos melhores cafés na forma “Coado”. Em seguida, aconteceu a entrega de prêmios aos melhores cafés da edição do concurso deste ano.
Vencedores:
VENCEDORES DO VIII CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS DE IÚNA
Cereja Descascado
1º) Deneval Miranda Vieira Júnior – Córrego Pouso Alto = Nota 90,70
2º) Gilberto Jesus Costa - Córrego de Santo antônio da Boa Vista = Nota 88,35
3º) Douglas Dutra Vieira - Córrego Pouso Alto = Nota 87,15
Natural
1º) Cedro do Carmo Miranda Fornari - Córrego Rio Claro = Nota 89,20
2º) Tainá Romualdo Miranda - Córrego Pouso Alto = Nota 88,25
3º) Rosival Dutra Vieira - Córrego Pouso Alto = Nota 86,20
Fermentado
1º) Roberto Brum Lima - Córrego Pouso Alto = Nota 88,20
2º) Deneval Miranda Vieira / Córrego Pouso Alto = Nota 86,25
3º) José Edson Horst - Córrego São João do Príncipe = Nota 85,05