Confira os vencedores do concurso leiteiro de Mimoso do Sul

Concurso foi realizado em São Pedro do Itabapoana


Nesse último final de semana, o município de Mimoso do Sul conheceu os vencedores do 3º Concurso Leiteiro, realizado em São Pedro do Itabapoana. Na categoria 30 kg, a vencedora foi a produtora Ana Júlia Lepre. O vice-campeão foi Bruno Almeida e, fechando o pódio, José Hermínio Gomes Matieli em terceiro e Emerson Afonso Leite em quarto. Na categoria 40 kg, Nilton Cesar da Silva de Oliveira foi o campeão, com Neilor Camilo Godoi Ramos em segundo lugar. Célio Freitas de Carvalho ficou em terceiro e Daniel Gonçalves da Silva ficou em quarto.


Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal Evair de Melo ressalta a importância dos concursos para a pecuária leiteira no Espírito Santo. “Incentivar e premiar os nossos produtores de leite é estimulá-los a continuarem na atividade e buscarem conhecimentos, técnicas e tecnologias que os permitam desenvolver melhores produtos e terem contato com novos mercados”.


Atuação


O parlamentar é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que limita as importações de leite de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas de rigor semelhante às leis brasileiras. Desta forma, além de proteger os produtores nacionais da concorrência desleal com essas nações, a proposta também previne da possibilidade de pragas e doenças que não existam no Brasil prejudicarem produtores e consumidores com produtos de baixa qualidade.


Evair também é um dos líderes na batalha para impedir a importação do leite ao Brasil. É autor do Projeto de Lei 9.044/17, que barra a entrada do produto originário de países que não possuam legislações ambientais e trabalhistas tão rígidas quanto as brasileiras. Em 2018, solicitou a revalidação das tarifas de importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia, o chamado Direito Antidumping. 


“Os produtores nacionais passam por dificuldades causadas por uma legislação que escancara as fronteiras do país para produtos de qualidade duvidosa e a custo bem reduzido, prejudicando a remuneração de milhares de famílias. Precisamos garantir produtos de qualidade aos brasileiros a preço justo, mas não às custas de quem produz”, reforça Evair de Melo.