A Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do MST votará amanhã(11), dois requerimentos apresentados pelo deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), que solicitam o comparecimento do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI.
Em um requerimento de convocação, o parlamentar cobra explicações do Ministro sobre as medidas de reintegração de posse de terras invadidas durante o atual governo.
“Precisamos entender quais são as medidas que o Governo tem adotado para efetivar a reintegração de posse de terras invadidas. Um caso recente, que gerou estranheza, foi que recentemente cerca de 530 famílias do MST, que vivem no acampamento Osmar Azevedo, no município de Itabela, no extremo sul da Bahia, ocuparam as ruas da cidade para reivindicar a suspensão de uma liminar de despejo. No entanto, a Polícia Militar demorou para cumprir essa ordem, o que demonstrou morosidade na retirada dos invasores e a prolongação dos conflitos no campo. Não entendemos o porque dessa demora!”, afirmou o parlamentar.
Já no outro documento, Evair de Melo solicita o comparecimento do Ministro, na condição de testemunha, que sejam esclarecidas as ações do MST no estado da Bahia.
“Em abril, o MST invadiu áreas no estado baiano em ações dentro do chamado Abril Vermelho, afirmando que era uma campanha para defender a reforma agrária. Tendo em vista que as invasões e manifestações do MST na Bahia ocorrem desde longa data, precisamos saber quais as medidas foram adotadas para efetivar a reintegração de posse de terras invadida”, disse Evair de Melo.
Confira na íntegra os documentos: