A Cooabriel (Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel) promoveu a premiação da 19ª Edição do “Concurso Conilon de Excelência”. Este ano, o evento, que já virou tradição do setor na região noroeste do Estado, teve como grande vencedor o cooperado Edgar Bastianello, que atingiu a nota 89,5 com o café que produz no Sítio Chapadinha, em Córrego Travessia (Nova Venécia). Com o resultado, Edgar, campeão de 2021, conquistou o título de bicampeão do concurso.
Em 2º lugar ficou o cooperado Flávio Bastianello, que alcançou 89,1 pontos com o lote de café produzido no Sítio Jequitibá, em Córrego Travessia (Nova Venécia). E a 3º colocação ficou com a cooperada Margarida Gorete de Mello Bastianello, que atingiu 87,1 pontos com o café que produz na Fazenda Primavera III, em Córrego do Cardoso, no município baiano de Santa Luzia.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Evair de Melo, ressaltou a importância de a Cooabriel – maior Cooperativa de Café Conilon do Brasil, com 57 anos de atuação –, ter investido em um concurso de qualidade durante tantos anos. Evair, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e titular da Comissão de Agricultura da Câmara, esteve em São Gabriel prestigiando o evento.
“O café conilon colhe grandes resultados 20 anos depois. Valeu todo o planejamento realizado ao longo desse tempo. De certa forma, estamos reinventando a cafeicultura e vivendo um espírito de mudança, com novos horizontes e desafios pela frente. E neste contexto, a Cooabriel é responsável por uma grande entrega à cafeicultura mundial, graças às suas iniciativas e aos seus cooperados”, ressaltou o deputado.