O deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES) protocolou nesta quinta-feira (17), um requerimento de convocação, na Câmara dos Deputados, para que Beatriz Vendramini Fávaro, preste esclarecimentos sobre o processo de regularização fundiária, no município de Guarantã do Norte no estado do Mato Grosso.
Durante a audiência do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na CPI do MST, na manhã desta quinta-feira (17), o Ministro foi questionado pelo parlamentar sobre possível indício de grilagem de terras de sua filha Beatriz.
“O Ministro confirmou que sua filha ocupou terras públicas e tomou posse da Fazenda por usucapião. Mas, segundo registros do Incra do Mato Grosso, ela foi adquirida em 2020, para usucapião são necessários no mínimo 15 anos. Ou seja, claramente, Beatriz tomou posse de terras públicas de forma irregular, o que a enquadrada no crime de grilagem de terras. São quase 900 hectares de apropriação indevida, irregular e clandestina. Precisamos de explicações”, explicou o parlamentar.
Confira abaixo a íntegra do requerimento: