Na última quarta-feira (12), o deputado Evair de Melo idealizou e presidiu a audiência pública que teve por objetivo discutir a implementação de um sistema de alertas contra desastres naturais via celular. A iniciativa reuniu representantes de diversos órgãos governamentais para debater medidas que visem intensificar a prevenção e a resposta rápida a eventos climáticos extremos.
"Destaco a importância e relevância desta audiência. Estamos trabalhando arduamente para salvar vidas e, naturalmente, para mitigar os impactos. Além disso, é crucial implementar sinais de alerta eficazes para avisar às pessoas o quanto antes, ajudando a garantir que as comunidades afetadas recebam o apoio necessário rapidamente.", diz Evair de Melo.
Estiveram presentes à audiência pública especialistas de renome, como:
Marcelo Seluchi: Coordenador Geral de Operações e modelagens do Cemaden (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
Armin Braun: Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional)
Gustavo Borges: Superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Mozar Salvador: Diretor Substituto Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Gilvan Oliveira: Coordenador Geral de Ciências da Terra do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE)
Leandro Vilela: Coordenador de Telecomunicações da Conexis Brasil Digital, representando a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil)
A Importância e os Desafios do Sistema de Alerta
Os especialistas destacaram a relevância e os desafios da implementação de um sistema nacional de alertas utilizando a rede de telefonia celular. Enfatizaram que a iniciativa representa um passo crucial para a segurança da população, especialmente em áreas de risco.
Gustavo Santana Borges, da Anatel, salientou que o sistema de SMS para alertas de emergência já está em operação no Brasil. No entanto, ele reconheceu suas limitações, como a necessidade de cadastro prévio do usuário e a restrição aos CEPs informados no registro.
Mozar Salvador, do INMET, ressaltou a importância de parcerias e investimentos para o aprimoramento da meteorologia. Ele afirmou que parte dos recursos emergenciais destinados ao Rio Grande do Sul, após as recentes inundações, será direcionada para essa área crucial.
O deputado Evair de Melo, idealizador da audiência pública, enfatizou a importância do debate para o avanço na implementação do sistema de alertas. Ele ressaltou a necessidade de colaboração entre os diversos setores envolvidos para garantir a proteção da população e minimizar os impactos dos desastres naturais.
"Eu tenho uma paixão pelo tema, porque nada é mais importante que salvar uma vida. O material a gente recupera depois, mas o conforto de receber informações é uma esperança em meio ao desastre. Isso me faz trabalhar sempre mais para implementar ações eficazes," completou o deputado Evair de Melo.