"É com imenso orgulho e gratidão que celebramos amanhã, em uma Sessão Solene no Plenário Dirceu Cardoso, o Aniversário de 50 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), uma instituição de referência que tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura em nosso país", afirma o deputado federal Evair de Melo.
A homenagem começa às 19h, na Assembleia Legislativa, e foi proposta pelo deputado estadual Lucas Polese. A Sessão Solene especial à Embrapa, reconhece a sua significativa contribuição ao setor agropecuário ao longo das últimas cinco décadas.
EMBRAPA
A Embrapa foi fundada em 26 de julho de 1973 com o objetivo de promover inovação, pesquisa e tecnologia na área agrícola. Desde então, a instituição tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de técnicas avançadas de produção, melhoramento genético de plantas e criação de novas variedades de cultivos.
Segundo o deputado Evair de Melo, a Embrapa tem sido um verdadeiro símbolo de excelência e pioneirismo na agricultura brasileira. "Ao longo de sua história, a Embrapa tem sido responsável por grandes avanços científicos e tecnológicos que têm impulsionado a produtividade e a sustentabilidade da agricultura em nosso país. Seu trabalho tem impactado positivamente a vida de milhares de produtores rurais e contribuído para a segurança alimentar da população brasileira e mundial", ressalta o parlamentar.
Evair também lembrou do ressente falecimento do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, no dia 29/06. “ Alysson é conhecido como o "Pai da Agricultura", ele desempenhou um papel fundamental na estruturação da Embrapa durante a década de 1970. Este será um dia para lembrarmos da força representativa que foi Paolinelli, inclusive protocolei o PL 3300/2023, que inscreve o nome do ex-ministro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Uma justa e merecida homem devido a sua brilhante trajetória. ” Finalizou
A homenagem prestada pelo deputado estadual Lucas Polese reconhece não apenas o aniversário da Embrapa, mas também a sua relevância no fortalecimento do agronegócio brasileiro, garantindo a competitividade do setor e a preservação do meio ambiente.
Durante a sessão solene, serão destacados os principais marcos da história da Embrapa, os avanços alcançados em pesquisa e desenvolvimento agropecuário e as perspectivas futuras da instituição. Será uma oportunidade para reconhecer e agradecer o trabalho de todos os profissionais que contribuíram para o sucesso da Embrapa ao longo desses 50 anos.
Como afirma o deputado Evair de Melo, "a Embrapa é um patrimônio do Brasil e uma fonte de inspiração para todos nós. Que esses 50 anos sejam apenas o começo de uma trajetória cada vez mais promissora e transformadora para a agricultura brasileira".
EVAIR E A EMBRAPA
O deputado federal Evair de Melo é reconhecido como o principal articulador e idealizador da criação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da Embrapa no estado do Espírito Santo. Desde 2017 o deputado tem desempenhado um papel fundamental na busca pela institucionalização da Embrapa no Espírito Santo para a criação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), uma unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, que tem como missão realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos relacionados à Mata Atlântica.
Essa unidade será um ambiente colaborativo de trabalho científico, reunindo pesquisadores e técnicos da Embrapa com profissionais de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O compartilhamento de conhecimento e recursos ocorrerá tanto nas dependências da Embrapa, recebendo parceiros externos, como nas instalações das instituições parceiras que acolherão especialistas da empresa.
A Unidade Mista tem como foco em pesquisas com café, agricultura de montanha, estratégias de turismo rural e desenvolvimento de terroirs (produtos com características específicas relacionadas à área em que são cultivados).
A iniciativa contribuirá para somar esforços visando o desenvolvimento territorial local.
As Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação (UMIPIs) são modelos de cooperação entre instituições que permitem a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, recursos humanos e financeiros, visando obter resultados em comum que não poderiam ser alcançados de forma isolada. Esse modelo fortalece parcerias de médio e longo prazo entre os atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e fortalece o papel da Embrapa como protagonista no ecossistema de inovação.
Com a criação dessa Unidade Mista no Espírito Santo, a Embrapa ampliará sua base de conhecimento e terá a oportunidade de desenvolver novas tecnologias e soluções sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e pessoal. O deputado segue trabalhando para que isso aconteça o quanto antes e aponta que essa iniciativa contribuirá significativamente para o avanço da pesquisa e inovação no estado e no país.