Uma inequívoca demonstração de fé, esperança e gratidão uniu um público estimado de 800 mil fiéis de Nossa Senhora da Penha, na noite de sábado (23), durante a tradicional Romaria dos Homens: ponto alto da programação da Festa da Penha, que começou no último dia 17 e termina nesta segunda-feira (25). Depois de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Romaria dos Homens voltou a contar com a participação presencial dos romeiros, o que contribuiu de forma marcante para aumentar a emoção e a grandiosidade deste ato coletivo de devoção que tomou conta das ruas de Vitória e Vila Velha.
Ao longo do trajeto de 14 quilômetros, entre a Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha, em Vila Velha, os romeiros acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Penha e compartilharam sua devoção à Santa Padroeira do Espírito Santo ao lado de familiares, amigos e irmãos de fé. Durante as quatro horas da procissão, pessoas de todas as idades, classes sociais, profissões e etnias, oriundas de inúmeras cidades do Espírito Santo e do Brasil, dividiram lágrimas, sorrisos e preces, e também celebraram bênçãos, conquistas e vitórias.
Membro atuante da comunidade católica e devoto de Nossa Senhora da Penha, o deputado federal Evair de Melo também esteve presente à Romaria dos Homens, como faz há mais de 20 anos. Durante o evento, ele não escondeu a emoção de poder se juntar novamente à multidão de fiéis que participaram desta grande corrente de fé: “É tempo de seguirmos em comunhão para levar a mensagem do Evangelho ao Brasil e ao mundo, sobretudo nesses tempos de guerra, pandemia e violência. Estamos unidos em oração, clamando a Deus e à Nossa Senhora da Penha para que cuidem do nosso povo e continuem preenchendo nossos corações com amor, paz, solidariedade e com o espírito cristão que sempre norteou nossas vidas”, afirmou Evair.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DA FESTA DA FENHA 2022:
SEGUNDA-FEIRA (25/04) - DIA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
- Missas na Capela do Convento - 00h, 01h, 02h, 03h, 04h, 05h, 06h, 09h e 12h
- Missa no Campinho - 07h (transmissão ao vivo)
- Romaria dos Ciclistas - 08h (saída da Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia)
- Romaria dos Conguistas - 08h (saída do portão do Convento da Penha)
- Missa das Pastorais Sociais no Campinho - 10h (Vicariato para ação social)
- Programa Salve Mãe das Alegrias - 14h
- Missa de Encerramento no Parque da Prainha - 17h