Imagem:
Nesta sexta-feira (15) acontece o leilão do Governo Federal para as concessões de 12 aeroportos. Entre aqueles que estão na mira do setor privado, está o Aeroporto de Vitória, que será privatizado em conjunto com o de Macaé, no norte fluminense.
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES), que em janeiro se reuniu com a Secretaria de Aviação Civil, atua desde o seu primeiro mandato para garantir a execução do Plano de Aviação Regional. O parlamentar é favorável à concessão do Aeroporto de Vitória em conjunto com o de Macaé, levando em consideração a previsão de investimentos com recursos federais para a aviação no ES, como na ampliação do Aeroporto de Linhares que deverá ser entregue até o final deste ano. “Estou convencido de que é um bom negócio para o Espírito Santo, pois teremos uma comunicação fortalecida com o setor de Petróleo e Gás, muito forte no norte fluminense e também em nosso estado, aumentando a possibilidade de investimentos e geração de empregos para os capixabas”, defendeu.
Evair também reiterou que essa privatização gera vários benefícios, como a arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do IPTU, aumentando a receita da Prefeitura de Vitória. Além disso, o Governo Federal assumiu o compromisso de adotar as medidas necessárias para promover a internacionalização das operações do Aeroporto da capital. Em discurso no Palácio Anchieta, o ministro da Infraestrutura também anunciou que assim que tiver projeto do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, será anunciada no município a obra para a sua modernização.
Plano de licitações
No cronograma apresentado pelo ministro Tarcísio Freitas, ainda estão as concessões de portos, que está marcada para acontecerem nos dias 22 de março e 5 de abril, e das ferrovias, que está prevista para o dia 28 de março. O Porto de Vitória está no pacote de privatizações do Governo Federal, que deverá garantir a modernização do setor no Espírito Santo.