O Espírito Santo está prestes a conquistar um marco histórico para o comércio exterior brasileiro: a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do país. O polo industrial, que será gerido pelo Grupo Imetame, ficará localizado em Barra do Riacho, no município de Aracruz, a apenas 13 quilômetros dos principais portos da região. Evair de Melo visitou as instalações da nova área industrial dedicada à exportação no dia 26 de julho
“Um dos motivos dessa história está sendo escrita hoje, foi devido a ampliação da Sudene, com isso abrimos novos horizontes para essa plataforma comercial, industrial e marítima, impactando positivamente todo mercado local e nacional”, destacou o parlamentar.
Inicialmente, a ZPE ocupará uma área de 500 mil metros quadrados, mas está projetada para expandir até 5 milhões de metros quadrados. A proximidade com importantes infraestruturas portuárias, como o Portocel, Vports (antiga Codesa) e o Porto da Imetame em construção, fortalece o potencial da ZPE para impulsionar o comércio internacional capixaba. Empresas que decidirem se instalar na ZPE contarão com isenção tributária, um atrativo que incentiva investimentos e a geração de empregos e renda para a região.
Evair destacou a importância da ZPE para nosso estado: "A ZPE vai dar ao Espírito Santo um enorme potencial para desenvolver a exportação de produtos manufaturados e industrializados, gerando valor agregado. Por certo, neste momento, somos desafiados pela reforma tributária, que traz enormes desafios para o Espírito Santo. Diante disso, precisamos construir novas estratégias para continuar provendo o desenvolvimento e a geração de emprego e de oportunidades para os capixabas."
Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação, o processo de exportação e importação será simplificado, ágil e mais acessível para as empresas estabelecidas no polo. Isenções de impostos de importação e exportação tornarão as empresas e empreendedores do estado mais competitivos no mercado internacional. Além disso, a ZPE abre as portas para empresas de pequeno, médio e grande portes, abrangendo diversos setores e possibilitando uma ampla variedade de produtos voltados ao mercado global.
A ZPE privada em Barra do Riacho promete ser um marco transformador para a economia capixaba, impulsionando o crescimento do comércio exterior, atraindo novos investimentos e consolidando o Espírito Santo como um importante centro exportador de produtos de valor agregado. “Esse é o primeiro passo para atrair grandes investidores. Com incentivos fiscais certos e infraestrutura portuária de alto nível, o estado se tornará ainda mais competitivo no cenário internacional, trazendo benefícios econômicos e sociais para toda a população capixaba.” Finalizou Evair.