Espírito Santo terá Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, garantem Ministra Tereza Cristina e Evair de Melo

O anúncio foi realizado após reunião do deputado com a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília

Legenda:  Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), com sede no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec/Ceplac), em Ilhéus (BA).


O deputado federal Evair de Melo é o principal articulador e idealizador para que tão grande feito se tornasse realidade. Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (11), o parlamentar se reuniu com a diretoria da Embrapa para deliberar com o Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Guy de Capdevill, detalhes finais e estratégicos para trazer a tão sonhada Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação (UMIPIs) ao Estado do Espírito Santo.

 

Desde 2017, Evair de Melo tem sido destaque na articulação política para a institucionalização da Embrapa no Espírito Santo. O parlamentar enviou cartas e ofícios, reuniu-se pessoalmente com autoridades e equipe técnica dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Embrapa e do INCAPER, sempre ressaltando a importância e solicitando o apoio do Governo Federal para a criação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, que tem como missão realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas suas áreas de atuação, relacionadas à Mata Atlântica. O parlamentar esteve presente para em cada etapa da construção desse projeto, destacando o significado que a Unidade Mista de Pesquisa teria de impacto positivo para estado e para o Brasil.

 

“Estamos trabalhando em uma ampla parceria para consolidar a instalação dessa unidade física da Embrapa no Espírito Santo muito breve. A unidade nada mais é que ambientes colaborativos de trabalho científico em que pesquisadores e técnicos da Embrapa com profissionais de outras instituições do Brasil ou do exterior. Esse compartilhamento pode ocorrer tanto nas dependências da Embrapa, recebendo os parceiros externos, como nas instalações das instituições parceiras que acolhem especialistas da Empresa. Estamos alinhando com o corpo técnico da Embrapa esses detalhes”, destaca o deputado federal Evair Vieira de Melo.

 

Evair de Melo também prestou grande contribuição para o Grupo de trabalho que foi constituído pelo Incaper e Embrapa para elaborar o estudo de viabilidade do projeto, já que possui vasto conhecimento do assunto, especialmente, pela experiência de campo adquirida durante os cinco anos que esteve na presidência do Incaper e nos longos anos de atuação profissional na área.

 

Como resposta ao pedido do parlamentar, a Embrapa encaminhou uma proposta a fim de institucionalizar a sua presença no Espírito Santo. Hoje, Evair de Melo destaca a importância da continuidade deste projeto. “Este é um trabalho que começou há anos atrás, através da solicitação para valorizar o Instituto Nacional da Mata Atlântica, que possui grande importância. Ver que desta semente colheremos algo ainda maior, uma Unidade capixaba da Embrapa que trará ainda mais benefícios ao Espírito Santo é motivo de grande honra para mim”, declarou.

 

Participaram da reunião o Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Guy de Capdeville, o chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas, João Flávio Veloso, a gerente de relações Institucionais e governamentais, Cynthia Cury, o supervisor de relações governamentais, Felipe de Assis Cardoso e o de relações governamentais, Emerson Stefani.

 

Segundo o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, a Embrapa está avançando na estruturação da Umipi no Espírito Santo. Na reunião, foram definidas as Unidades que participarão, a princípio, da Unidade Mista: Embrapa Café (DF), Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) e Embrapa Alimentos e Territórios (AL). No estado, serão feitas parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

Ele explica que neste momento está sendo definido o plano de trabalho que vai embasar o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) a ser assinado entre as instituições. O foco da nova Unidade Mista será em pesquisas com café, agricultura de montanha, estratégias de turismo rural e no desenvolvimento de terroirs (produtos com características específicas relacionadas à área em que são cultivados).

 

O lançamento da Umipi no Espírito Santo deverá ocorrer no início de 2022 em um evento com as instituições parceiras e players do agro da região e será um grande passo, na opinião do Diretor, já que é a primeira vez que a Embrapa terá uma estrutura física no estado. “Já existem iniciativas de pesquisa na região, mas a implantação da Umipi vai permitir somar esforços para contribuir com o desenvolvimento territorial local”, pontua.

 

Em relação ao turismo rural, que é um dos focos da atuação entre a Embrapa e as instituições parceiras no Espírito Santo, o chefe-Geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, afirma que a equipe de PD&I da Unidade de Alagoas realizou, por solicitação do Deputado Evair de Melo, avaliação da PL 4395/2020, que “Institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural e dá outras providências”.

 

Segundo Veloso, as principais ações nessa área serão: a ampliação de escopo do espaço rural, buscar sinergia com outras políticas públicas alinhadas ao turismo rural e constituir o Fórum Nacional de Pesquisa e Inovação do Turismo Rural, no qual sugere-se a participação da Embrapa.

 

O chefe-geral destaca que “o Deputado Evair possui amplo conhecimento do tema, o pode ser um importante elo para construir uma Política Pública nacional sobre Turismo Rural, conectando diferentes Ministérios do Governo Federal em prol dessa atividade no Espírito Santo”.

 

Anúncio ministerial

 

A notícia de que o Espírito Santo receberá sua primeira Unidade Mista do Embrapa também foi celebrada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Em vídeo divulgado por Evair de Melo em suas redes sociais, a líder da pasta parabenizou o parlamentar por sua atuação em relação ao tema. “Desde o início do governo Bolsonaro, você vem conversando conosco sobre essa Unidade Mista. Então agora é uma realidade. Parabéns a todos os capixabas, parabéns a Embrapa, parabéns deputado Evair pela sua persistência. Tenho a certeza de que irá ajudar o agro do Espírito Santo”, declarou.

 Além da Ministra, o presidente da Embrapa, Celso Moretti comemorou a decisão. "Com o apoio do deputado Evair, estamos levando uma Unidade Mista de Pesquisa da Embrapa, junto a Incaper e outras instituições do Espírito Santo para apoiar o desenvolvimento do agro capixaba", disse Celso Moretti.

 

Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação – UMIPIs

 

Unidade Mista é um modelo de cooperação entre instituições que permite a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros de forma sinérgica, a fim de obter resultados em comum, que não poderiam ser realizados isoladamente.

 

As Unidades Mistas permitem elevar a base de conhecimento da Embrapa e seus parceiros sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e pessoal, ampliando a capacidade de a Empresa desenvolver novas tecnologias e soluções. Além disso, as Unidades Mistas fortalecem parcerias de médio e longo prazo entre os atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), fortalecendo o protagonismo da Embrapa neste ecossistema de inovação.

 

Brasil já possui seis unidades - UMIPIs

 

1) UMiP GenCima

A Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (GenClima) é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

2) UMIPTT Sudoeste do Paraná - PR

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) paranaense nasceu de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

 

3) UMIPTT Balsas - MA

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) de Balsas (MA) é uma parceria entre a Embrapa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e conta com profissionais das três instituições.

 

4) UMIP Automação

Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, a Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária une competências e recursos da Embrapa, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

5) UMIPTT - Cinturão Citrícola

Para ajudar a enfrentar a doença bacteriana huanglongbing (conhecida também como HLB ou greening), principal ameaça à sustentabilidade da cadeia de citros no Brasil, e outras pragas e doenças que podem entrar no território brasileiro, a Embrapa, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (Fupab) criaram a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Cinturão Citrícola, sediada nos municípios de Araraquara e Bebedouro, região citrícola do Estado de São Paulo.

 

6) UMIPI - Cacau

A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação em cacauicultura (UMIPI Cacau) é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e tem como objetivo planejar, coordenar e executar um portfólio composto por programas, projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da cultura do cacau.