O Espírito Santo segue ampliando o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante a pandemia do coronavírus.
Nesta quarta-feira (06), o Ministério da Saúde anunciou o repasse de mais R$ 2.880.000,00 para a implantação de 20 novos leitos de UTI, exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19.
A portaria do Ministério da Saúde, autorizando o repasse do recurso, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06).
Os novos leitos de UTI para Covid-19 vão funcionar no Hospital Jayme dos Santos Neves, no município da Serra. A unidade hospitalar é referência no tratamento da Covid-19 no Espírito Santo.
O Deputado Federal Evair de Melo, que nesta quinta-feira (07) foi nomeado vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, comemorou o repasse.
“Desde o início da pandemia, sempre estive preocupado com a necessidade de ampliação dos leitos de UTI, principalmente nas cidades do interior do Estado. Por isso, venho trabalhando junto ao Ministério da Saúde para garantir recursos para o Espírito Santo”, explicou o parlamentar.
De acordo com a portaria, o recurso é referente a três meses de funcionamento dos leitos e será transferido ao Fundo Estadual de Saúde, em parcela única, mediante autorização da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Com mais esse repasse, o Espírito Santo passa a contar com 375 leitos públicos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Somados com os 337 leitos de enfermaria, são 752 leitos para tratamento da doença no Espírito Santo.