A redução dos voos entre o Aeroporto de Vitória e o Aeroporto
Santos Dumont, no Rio de Janeiro, impacta diretamente a vida de milhares de
capixabas, turistas, empresários, trabalhadores e passageiros, que transitam
diariamente neste trecho. Por este motivo, nesta terça-feira (03), o deputado
federal Evair de Melo enviou ofícios ao Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio
Costa Filho – e também ao Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac), Tiago de Sousa Pereira –, solicitando uma audiência para discutir
o assunto, em caráter de urgência.
Evair quer propor alterações pontuais na medida que restringe os
voos de Vitória para o Aeroporto Santos Dumont e buscar soluções alternativas que
possam minimizar os transtornos enfrentados pelos passageiros, bem como os
danos causados à economia do Espírito Santo.
“É que a Azul já deixou de fazer os três voos
diários que conectavam Vitória ao Rio de Janeiro e a Gol diminuiu de quatro
para três, o número diário de voos desta mesma rota. E a previsão é que a
partir de janeiro de 2024, todas as linhas aéreas entre Vitória e Rio de
Janeiro sejam direcionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão),
na Zona Norte da cidade”, lamentou o deputado.
O objetivo da mudança promovida pela
Anac é concentrar voos e aumentar a movimentação de passageiros no Galeão, que
apesar de ser o maior terminal carioca, tem enfrentado contínuas quedas no
número de voos ao longo dos últimos anos. Para Evair de Melo, isso explica por
que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) restringiu o Aeroporto Santos Dumont a um
limite de 10 milhões de passageiros por ano: para contribuir para os cortes nos
trechos de voos anunciados.
BANDEIRA DE LUTA
“Precisamos entender por que a Azul não vai manter nem mesmo os
voos de Vitória para o Galeão e por que o Ministério dos
Portos e Aeroportos reduziu – de 500 km para 400 km –, o raio da área de abrangência
das cidades que continuarão tendo voos diários para o Aeroporto Santos Dumont.
O Aeroporto de Vitória ultrapassa esse limite em apenas 20 km e foi
excluído desta rota, razão pela qual estamos articulando apoio junto à bancada
federal capixaba para lutarmos pelo retorno dos 500 km e, assim, fazer com que
Vitória possa ter voos diários para os dois aeroportos do Rio de Janeiro”,
explicou Evair.
E o parlamentar acrescentou: “Se queremos qualidade e preços
justos, precisamos de mais voos e mais companhias aéreas operando nos mesmos
trechos. Por isso também é importante negociar com a Azul o retorno dos voos de
Vitória para o Rio, mesmo que seja para o Galeão, já que existe uma negociação
entre o Estado e a Azul sobre oferta de voos, inclusive para Linhares”.
Uma das principais diferenças entre o
Aeroporto Santos Dumont e o Galeão é a infraestrutura. O Santos Dumont atende
apenas voos nacionais e está situado próximo ao centro do Rio de Janeiro, bem
como a pontos turísticos populares como o Pão de Açúcar e as praias de
Copacabana e Ipanema, na zona sul. Já o Galeão, apesar de possuir uma
capacidade de operação significativamente maior, está situado em uma região
distante e com acesso mais difícil, sob o ponto de vista da mobilidade urbana.
Confira as solicitações:
Ofício n.º 290/GAB443/2023 - SOLICITA AUDIÊNCIA PARA TRATAR SOBRE A REDUÇÃO DE VOOS QUE LIGAM O AEROPORTO DE VITÓRIA E O AEROPORTO SANTOS DUMONT NO RIO DE JANEIRO