EVAIR BUSCA SOLUÇÕES PARA MANTER VOOS DE VITÓRIA PARA AEROPORTO SANTOS DUMONT

Deputado solicitou audiência com Ministro dos Portos e Aeroportos e Diretor da Anac, para discutir alternativas

A redução dos voos entre o Aeroporto de Vitória e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, impacta diretamente a vida de milhares de capixabas, turistas, empresários, trabalhadores e passageiros, que transitam diariamente neste trecho. Por este motivo, nesta terça-feira (03), o deputado federal Evair de Melo enviou ofícios ao Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho – e também ao Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago de Sousa Pereira –, solicitando uma audiência para discutir o assunto, em caráter de urgência.

 

 

Evair quer propor alterações pontuais na medida que restringe os voos de Vitória para o Aeroporto Santos Dumont e buscar soluções alternativas que possam minimizar os transtornos enfrentados pelos passageiros, bem como os danos causados à economia do Espírito Santo.

 

 

“É que a Azul já deixou de fazer os três voos diários que conectavam Vitória ao Rio de Janeiro e a Gol diminuiu de quatro para três, o número diário de voos desta mesma rota. E a previsão é que a partir de janeiro de 2024, todas as linhas aéreas entre Vitória e Rio de Janeiro sejam direcionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Zona Norte da cidade”, lamentou o deputado.

 

 

O objetivo da mudança promovida pela Anac é concentrar voos e aumentar a movimentação de passageiros no Galeão, que apesar de ser o maior terminal carioca, tem enfrentado contínuas quedas no número de voos ao longo dos últimos anos. Para Evair de Melo, isso explica por que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) restringiu o Aeroporto Santos Dumont a um limite de 10 milhões de passageiros por ano: para contribuir para os cortes nos trechos de voos anunciados.

 

 

BANDEIRA DE LUTA

 

 

“Precisamos entender por que a Azul não vai manter nem mesmo os voos de Vitória para o Galeão e por que o Ministério dos Portos e Aeroportos reduziu – de 500 km para 400 km –, o raio da área de abrangência das cidades que continuarão tendo voos diários para o Aeroporto Santos Dumont. O Aeroporto de Vitória ultrapassa esse limite em apenas 20 km e foi excluído desta rota, razão pela qual estamos articulando apoio junto à bancada federal capixaba para lutarmos pelo retorno dos 500 km e, assim, fazer com que Vitória possa ter voos diários para os dois aeroportos do Rio de Janeiro”, explicou Evair.

 

 

E o parlamentar acrescentou: “Se queremos qualidade e preços justos, precisamos de mais voos e mais companhias aéreas operando nos mesmos trechos. Por isso também é importante negociar com a Azul o retorno dos voos de Vitória para o Rio, mesmo que seja para o Galeão, já que existe uma negociação entre o Estado e a Azul sobre oferta de voos, inclusive para Linhares”.

 

 

Uma das principais diferenças entre o Aeroporto Santos Dumont e o Galeão é a infraestrutura. O Santos Dumont atende apenas voos nacionais e está situado próximo ao centro do Rio de Janeiro, bem como a pontos turísticos populares como o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana e Ipanema, na zona sul. Já o Galeão, apesar de possuir uma capacidade de operação significativamente maior, está situado em uma região distante e com acesso mais difícil, sob o ponto de vista da mobilidade urbana. 

Confira as solicitações: 
Ofício n.º 290/GAB443/2023 - SOLICITA AUDIÊNCIA PARA TRATAR SOBRE A REDUÇÃO DE VOOS QUE LIGAM O AEROPORTO DE VITÓRIA E O AEROPORTO SANTOS DUMONT NO RIO DE JANEIRO


Ofício n.º 288/GAB443/2023 -  SOLICITA AUDIÊNCIA PARA TRATAR SOBRE A REDUÇÃO DE VOOSQUE LIGAM O AEROPORTO DE VITÓRIA E O AEROPORTO SANTOS DUMONTNO RIO DE JANEIRO