EVAIR DE MELO APRESENTA PROJETO QUE CONFERE À IBATIBA O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO TROPEIRO

A forte tradição já garantiu ao município o título estadual de Capital do Tropeiro e o Dia do Tropeiro e Carreiro

O deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES) nesta quinta-feira (21) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.617/2023, que confere ao município de Ibatiba, no estado do Espírito Santo, o título de Capital Nacional do Tropeiro. Segundo ele, os tropeiros sempre foram figuras importantes da história do município. A cidade é popularmente conhecida como a Terra dos Tropeiros.

“Tudo começa quando os tropeiros, homens que tinham facilidade com o manejo de mulas começaram a transportar para municípios locais as grandes produções de café. Com o passar dos anos, o trabalho deles se tornou imprescindível e passaram a ir em direção a cidades maiores com o intuito de venda e compra de diversos produtos que poderiam ser negociados. Tudo virava moeda na mão de um tropeiro. Até hoje, em Ibatiba há uma forte presença de tropeiros. O município já possui uma lei estadual que confere o título de Capital Estadual do Tropeiro. Mas, queremos que a cidade seja reconhecida nacionalmente. Por isso, esse título é algo muito especial para os ibatibenses”, explicou.

FESTA DOS TROPEIROS

Evair destaca ainda que anualmente, é realizada a Festa dos Tropeiros, em Ibatiba. Neste ano, o evento começa hoje (22) e vai até domingo(24), com diversos shows, rodeio profissional em touros e cavalos, fazendinha para visitação de crianças ,chegada da cavalgada, desfile rural, concurso leiteiro e praça de alimentação.

“É  uma festa bem tradicional, gratuita e muito esperada pelos capixabas, que acontece desde 2003. Vamos contar nessa edição com a participação muito especial do locutor e deputado federal Marco Brasil (Progressistas/PR), que também é meu colega de partido. A festa também vai contar com um delicioso feijão tropeiro, que surgiu exatamente através dos tropeiros, que faziam uma mistura de carne na lata, que eram cozidas e conservadas na lata com gordura, feijão, farinha de mandioca e carne defumada. Uma criação maravilhosa que ganhou o coração de todos os brasileiros. Também, vamos celebrar a memória, história e tradição dos tropeiros, que permanecem no dia a dia de muitos moradores que se orgulham de suas raízes”, concluiu o parlamentar.

Já está na programação que o deputado federal Evair de Melo fará o anúncio oficial do protocolo do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, durante a Festa do Tropeiro, que será realizada, a partir desta sexta-feira(22), na área em frente a sede da APAE de Ibatiba, no Bairro Lacerda Sudré de Assis (Pro-Morar III).

DIA DO TROPEIRO E CARREIRO

A tradição do tropeiro é tão forte em Ibatiba, que em 2009 a Câmara dos Vereadores instituiu o Dia do Tropeiro por meio da Lei Municipal º 541/2009, que estabelece o primeiro domingo do mês de setembro de cada ano, como o Dia do Tropeiro, a qual foi alterada pela Lei 701/2013, instituindo o “Dia do Tropeiro e Carreiro” - que já era comemorado na cidade por meio de festas tradicionais no município. 

CAPITAL ESTADUAL DO TROPEIRO

Em 2011 foi aprovada a Lei nº 9.702/11, conferindo ao Município de Ibatiba a proeminente titulação de "Capital Estadual do Tropeiro". Tal distinção encontrou sua ratificação na consolidação Lei nº 10.974/19. Alicerça-se tal imperativo na raiz histórica da cidade, um ponto nodal no trajeto das caravanas de mulas que transportavam mercadorias entre os domínios capixabas e mineiros.

Destaca-se, ademais, a magnitude cultural dos tropeiros, cuja estirpe revelava força e coragem, enfrentando travessias de longas paragens com encargos consideráveis. Estes agentes, em verdade, desempenhavam um papel vital na economia regional, transportando víveres, indumentárias, instrumentos e outras provisões essenciais para a vida nos núcleos urbanos.

Confira abaixo a proposta na íntegra:

- PL 4617/2023 (Itatiba- CapitalNacional do Tropeiro).