Foto: Assessoria de Imprensa/Agroleite
O Deputado Federal Evair de Melo participou de uma mesa-redonda da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Agroleite 2019, em Castro-PR, a vitrine da tecnologia na pecuária leiteira no Brasil. Vice-presidente da FPA e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Evair tratou sobre os desafios das cooperativas como integrantes da cadeia produtiva do leite e falou sobre a importância das reformas, como a da Previdência, Tributária e do Marco Legal do Saneamento, para a retomada do crescimento econômico.
Para Evair, o Cooperativismo é uma doutrina que consegue dialogar perfeitamente com o capital e também com o social. “O setor permitiu que cultura, tradições e valores andassem de mãos dadas com a inovação, conseguindo distribuir renda e oportunidades por esse país”.
Em sua primeira vez na Agroleite, Evair destacou o protagonismo do Cooperativismo na promoção de oportunidades no país, afirmando que é um setor que precisa efetivamente de uma atuação presente, com o apoio político. “Com uns ajudando aos outros em prol de um objetivo em comum, o Cooperativismo assumiu um papel de transformação social. Temos em todo o Brasil, são mais de 6,8 mil Cooperativas, 14,2 milhões de associados e aproximadamente 400 mil trabalhadores. Se os bons brasileiros de conteúdo, de moral, de ética estiverem dentro do ambiente político, é certo que juntos teremos capacidade para pautar a agenda deste país tão diverso”.
Evair também discorreu sobre a regulamentação da Lei 13.680/18, de sua autoria, que desburocratiza a produção e a venda de queijos artesanais, embutidos, pescados, mel e outros produtos de origem animal. Já neste mês, 13 produtores de queijos artesanais mineiros receberam o Selo Arte, previsto na Lei. A Ministra da Agricultura Tereza Cristina estima que, à princípio, 170 mil produtores de queijos artesanais se beneficiem diretamente. “Com a regulamentação da Lei, estamos estimulando a produção artesanal dos queijos, mas também valorizando a matéria-prima, gerando valor agregado e renda aos produtores de leite, cultura presente quase na totalidade dos municípios brasileiros”.
O parlamentar capixaba é um dos líderes na batalha para impedir a importação do leite ao Brasil. É autor do Projeto de Lei 9.044/17, que barra a entrada do produto originário de países que não possuam legislações ambientais e trabalhistas tão rígidas quanto as brasileiras. Em 2018, solicitou a revalidação das tarifas de importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia, o chamado Direito Antidumping.
“Os produtores nacionais passam por dificuldades causadas por uma legislação que escancara as fronteiras do país para produtos de qualidade duvidosa e a custo bem reduzido, prejudicando a remuneração de milhares de famílias. Precisamos garantir produtos de qualidade aos brasileiros a preço justo, mas não às custas de quem produz”, reforça Evair de Melo.
O evento
O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. Entre os principais atrativos, estão a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas. Também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Há também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura importantes setores produtivos da Castrolanda, cooperativa promotora do evento.
Com informações da Agroleite