Evair de Melo faz reflexão sobre pesquisa e inovação na cafeicultura em Simpósio dos Cafés do Brasil

O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil acontece de 8 a 11 de outubro

Foto: Assessoria Dep. Evair de Melo


Vice-presidente da Frente Parlamentar do Café, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) palestrou nesta terça-feira (8), na Conferência de Abertura do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado no Centro de Convenções de Vitória. O parlamentar fez uma reflexão acerca da pesquisa, da inovação e da sustentabilidade na cafeicultura brasileira. 


Evair declarou que o caminho da inovação no setor é pensar mais a longo prazo. Para tanto, o parlamentar reiterou a importância da cafeicultura realizar um resgate histórico dos últimos 30 anos para que a cultura possa ser redesenhada. “Precisamos entender por onde caminhamos nas últimas décadas, para onde nós queremos ir e quais respostas precisamos. Até que ponto vamos seguir tendências de mercado. Nós devemos sair da linha de montagem, pautar o mercado e criar novas tendências”.


Degustador e incentivador de projetos voltados aos cafés especiais, o parlamentar exemplificou sua preocupação e frisou que a cafeicultura precisa dialogar com a ciência e com a pesquisa agrícola. “A grande maioria do consumo está no café torrado e moído. O futuro do setor passa pela busca de novos formatos de consumo e, para isso, precisamos buscar novos conhecimentos, nos aliar a quem pode oferecer soluções e repensar também a nossa formação técnica. O grande desafio nosso é inovar a partir das tradições. Se continuarmos a entregar as mesmas coisas, o caminho que iremos percorrer é o da decadência”.


O deputado também fez uma crítica quanto à remuneração do setor, comparando a cafeicultura com a pecuária leiteira. “O café percorre uma trajetória parecida com a do leite. Estamos gerando produtos baratos para quem consome, mas às custas de quem produz. Nossa cafeicultura não está remunerando adequadamente. Naturalmente, devemos sempre buscar o encantamento dos nossos consumidores, mas é fundamental focarmos na renda de quem trabalha no setor. Nossos produtores precisam respirar”.


Atuação


Diante do cenário preocupante da cafeicultura em todo o Brasil, a Frente Parlamentar do Café entregou uma pauta de reivindicações ao Ministério da Agricultura para reduzir os efeitos da crise no setor. Entre as demandas, estão a implantação do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), na modalidade invertida, a prorrogação de dívidas, a intercessão aos agentes financeiros para adesão ao Programa de Composição de Dívidas Rurais do Bndes e revisão do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).


Vice-presidente da Frente, o Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES) garantiu que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal trabalharão juntos para que as pautas sejam executadas. “Café é uma cultura perene e não vamos medir esforços para levar esse oxigênio aos cafeicultores, com urgência”.


Além dos esforços diários na defesa do setor, Evair tem dois projetos de lei para a cafeicultura: o PL 1712/15, tramita na Câmara dos Deputados e, sendo aprovado, impede a importação de cafés de países que não seguem as normas sanitárias e trabalhistas exigidas no Brasil. Já o PLC 41/2019, originado do PL 1713/15, institui a Política Nacional de Incentivo ao Café de Qualidade e foi aprovado no Senado Federal e retorna para a Câmara para análise de emendas.


X Simpósio


O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil acontece de 8 a 11 de outubro e é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café, intermediado pelo Incaper e pela Embrapa Café, com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, do Ministério da Agricultura e do Governo Federal.


Foram recebidos 410 trabalhos técnico-científicos em formato de resumo expandido que estão sob análise da comissão científica do evento nos seguintes focos temáticos: Agregação de qualidade ao café; Agroclimatologia e fisiologia; Aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; Aprimoramento dos sistemas de cultivo; Benefícios do café à saúde humana; Desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; Genética, melhoramento e biotecnologia; Manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; Mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; Melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; Transferência de tecnologia e comunicação; e Uso racional de água na cafeicultura.


Além da apresentação dos trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres e em sessões orais, a programação do X Simpósio contará com palestras, minicursos, mesas-redondas, degustação de cafés do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia e visitas técnicas a regiões produtoras de café arábica e conilon.


Acesse a programação aqui


Com informações do Incaper