O Deputado Federal Evair de Melo comemorou a assinatura do contrato para exploração do Terminal de Uso Privado (TUPs) em São Mateus, no Norte do Estado.
A assinatura do contrato de exploração, entre o Ministério da Infraestrutura e a Petrocity Portos S/A, é uma das etapas necessárias para que o empreendimento possa ter andamento, assim como a concessão do licenciamento ambiental.
A Petrocity Portos S/A prevê que o Complexo Portuário de São Mateus demandará investimento de R$ 3,2 bilhões, em um terminal dedicado à carga conteinerizada e geral, com área de 1.743.912 m².
O Complexo Portuário de São Mateus deve movimentar cerca de 1,1 milhão de toneladas por ano de carga geral e granel líquido, 475 mil veículos por ano e 19,2 milhões de toneladas ao ano de carga conteinerizada.
A liberação da exploração do Complexo Portuário de São Mateus contou com o apoio do Deputado Federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo. “Tudo que depender do Governo Federal e da Câmara Federal, será feito para viabilizar o porto”, explicou o parlamentar.
Evair ressaltou ainda a importância do Porto da Petrocity para a economia do Espírito Santo e do país. “O investimento em infraestrutura é muito importante para a retomada da economia. Esse porto, assim como os outros do Estado, será estratégico para a recuperação econômica no período pós-pandemia de coronavírus.
O parlamentar garantiu que vem se dedicando para destravar os empreendimentos que podem acontecer no Espírito Santo, com alinhamentos com o Governo Federal nas áreas de economia, infraestrutura e agricultura. “Estou trabalhando para desburocratizar, criar mecanismos, conseguir as autorizações e as concessões necessárias para que a obra possa ficar de pé”, acrescenta.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também destacou a importância da implantação do porto no litoral sul de São Mateus. “Trata-se de um terminal importante, pois vai possibilitar uma oferta maior de serviços e uma redução no custo logístico na região, sendo abastecido por cargas de diferentes estados, como Rio de Janeiro e Bahia”, disse.
O ministro destacou que “o novo Porto é o 31º contrato assinado no Ministério da Infraestrutura desde janeiro de 2019, seguindo a nossa linha de viabilizar o investimento privado no setor de transportes”, completou Tarcísio Gomes de Freitas.