EVAIR DE MELO IMPULSIONA AGENDA DO AGRO COM TRABALHO ÁRDUO E EFETIVO NA COMISSÃO DE AGRICULTURA

Firmeza e protagonismo marcam a gestão do primeiro deputado capixaba à frente da comissão.


No dia 28 de maio de 2024, o deputado Evair de Melo (Progressistas/ES) foi eleito presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Em apenas um mês à frente da presidência, Evair de Melo já demonstra uma liderança extraordinária, combinando a determinação de promover o desenvolvimento do setor com um espírito conciliador.




 

Desde o início de sua gestão, demonstrou-se ativo e comprometido com as pautas do agronegócio brasileiro, tomando decisões importantes e trazendo para os debates assuntos polêmicos de grande interesse e relevância nacional. Evair de Melo destaca-se pelo seu forte conhecimento técnico, articulação política e engajamento com os desafios e oportunidades para o setor, como a forte defesa dos direitos de propriedade privada e da segurança jurídica no campo.

 

Logo após sua eleição, ele mobilizou toda a estrutura da comissão para discutir estratégias e políticas públicas a serem implementadas no Rio Grande do Sul, tendo em vista a inigualável catástrofe que assolou aquele estado, incluindo fatores que são de grande relevância para o agro gaúcho.




 

Entre os projetos e requerimentos aprovados, destacam-se a Moção de Repúdio à edição das Medidas Provisórias que viabilizavam a importação e venda direta de arroz pela Conab e a realização de Audiência Pública para debater os impactos na atividade da pesca após desastres naturais no Rio Grande do Sul. Outra ação significativa foi a aprovação do requerimento de autoria do próprio deputado Evair de Melo para a transferência simbólica e temporária da sede da Embrapa para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de acompanhar in loco a execução de um plano emergencial de socorro aos municípios afetados por enchentes.

 

COMPARECIMENTO DE MINISTROS

 

Evair de Melo também demonstrou seu compromisso com a transparência e a fiscalização das ações governamentais relacionadas à agricultura ao pautar requerimentos para que ministros e representantes do governo federal viessem à comissão para prestar esclarecimentos sobre diversos escândalos de corrupção e irregularidades em grandes licitações.

 

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ex-Secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, dentre outros, foram convidados para prestar esclarecimentos acerca da decisão do governo federal sobre a necessidade de importar 1 milhão de toneladas de arroz e seu impacto na cadeia produtiva. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi convocado para falar sobre o programa de garantias da atividade agropecuária (Proagro). 

 

Infelizmente, o Ministro Paulo Pimenta não compareceu à audiência marcada. Diante dessa ausência inaceitável, o presidente da comissão tomou a atitude de convocá-lo formalmente para garantir que os esclarecimentos necessários sejam prestados. Além disso, diversos outros requerimentos foram aprovados para atender assuntos de suma importância para o agro.




 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS 

 

Participando de grandes eventos como a MegaLeite, considerada a maior feira de pecuária leiteira da América Latina, Evair de Melo destacou a importância da produção de leite para a economia nacional, abrindo espaço para que os parlamentares e o setor produtivo pudessem debater sobre o tema em busca de soluções para os problemas enfrentados pela cadeia produtiva. Além disso, o deputado também participou de eventos do cooperativismo no Espírito Santo nesse período, como a Nater Coop em Nova Venécia, com o objetivo principal de fortalecer as práticas cooperativas e promover o avanço agrícola no estado e na região.

 

Outra ação do deputado Evair que ficará registrada na história da Comissão de Agricultura foi sua brava atitude de colocar em discussão a reversão das regiões de Raposa Serra do Sol, na área que foi produtora de arroz em Roraima. A audiência destacou a importância de proteger os produtores nacionais e escutar todos os envolvidos na região. Além de Aldo Rebelo, participaram da audiência Andressa Silva, da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Genor Faccio, da Associação dos Arrozeiros de Roraima, e Rodrigo Kaufmann, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

 

Como presidente da Comissão de Agricultura, o produtor pode confiar numa defesa permanente, pois Evair sabe que agricultura é negócio a céu aberto e agricultor não tem contra-cheque. Por esse motivo, Evair de Melo está determinado a continuar sua gestão com a mesma energia e dedicação, sempre em defesa dos interesses do agronegócio e do desenvolvimento rural do Brasil.



 

BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS:

- Reuniões realizadas: 10

- Requerimentos aprovados: 38

- Audiências públicas: 5, sendo que duas foram canceladas pelos convocados.