Evair de Melo participa de ações de combate ao coronavírus

Deputado está envolvido em ações conjuntas com o governo federal e o parlamento brasileiro na luta contra o coronavírus.


O risco de epidemia de coronavírus no Brasil e as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à situação epidemiológica da doença em todo o país foram tema de discussão na Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (05).


O Deputado Federal Evair de Melo (PP), que está envolvido em ações conjuntas com o governo federal e o parlamento brasileiro na luta contra o coronavírus, participou do debate.


A reunião foi realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e pelas frentes parlamentares da Medicina e Mista da Saúde.


Durante o debate, o parlamentar capixaba, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX), reforçou junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o apoio da FrenCOMEX para o enfrentamento estratégico e participativo na luta contra o coronavírus.


“Manifestamos nosso incondicional apoio institucional para o enfrentamento estratégico e participativo no combate ao coronavírus, que é uma ameaça global à vida humana”, justificou o deputado.


No documento, enviado ao ministro Luiz Henrique Mandetta na segunda-feira (03), o presidente da FrenCOMEX sugeriu que o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) seja convidado a compor o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional - GEI-ESPII.


O parlamentar também destacou que o Ibrachina - organismo reconhecido para a cooperação multissetorial brasileira, já lançou o Observatório do Coronavírus, uma plataforma integrada a combater fake news, promover diretrizes preventivas e de contenção, convergir os mais diversos apoios da iniciativa privada, e estimular o voluntariado social.


O Deputado Federal Evair de Melo (PP) reforçou ainda que o Ibrachina pretende ser um facilitador das necessidades mais emergenciais do Ministério da Saúde, diante de prováveis dificuldades inerentes à burocracia orçamentária do Poder Público, ou mesmo de eventuais limitações técnicas e práticas.


O Instituto pretende ainda sugerir ao Ministério da Saúde o lançamento de uma campanha nacional preventiva conjunta, sem custos ao órgão, para alcançar, de forma mais rápida e atrativa, a maioria das pessoas e, assim, auxiliar no controle da epidemia.


Solidariedade e condolências


Evair de Melo também manifestou sua solidariedade e condolências ao crescente número de casos de Coronavírus em território chinês, em ofícios enviados ao Presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law, e ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China no Brasil, Yang Wanming.


“Em nome de nossa exitosa parceria comercial e solidariedade entre os povos, espero o mais breve desfecho de tão trágico evento e, certo do rápido reestabelecimento da normalidade, coloco-me à inteira disposição para quaisquer questões”, declarou o presidente da FrenCOMEX.


Projeto de lei


O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (04) o Projeto de Lei 23/20, que estabelece as medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus. 


A proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do país.


A matéria foi enviada ao Senado, que deve votar o texto nesta quarta-feira (05).