A construção do Hospital do Câncer de Cachoeiro começou a sair do papel. Será assinada neste sábado (25), às 10h, no Hospital Evangélico (Heci), a ordem de serviço da primeira etapa da obra, que inclui a preparação do terreno, com serviços de terraplanagem, contenção e drenagem, terá um investimento de R$ 7,8 milhões.
Um sonho que se torna realidade graças ao esforço conjunto da Bancada Federal Capixaba e do Governo do Espírito Santo. Com um acordo estabelecido entre as partes, foi possível disponibilizar uma emenda parlamentar de bancada de R$ 25 milhões para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), viabilizando a construção de uma unidade hospitalar. Todo o processo foi conduzido de forma transparente e em conformidade com as leis municipais vigentes, o que permitiu o início imediato das obras.
Evair de Melo sempre atuou em defesa desse projeto e tem priorizado em seu mandato o combate ao câncer e a defesa ao diagnóstico precoce da doença. Desde as primeiras tratativas da indicação do recurso Evair vem reforçando a importância desta obra e atuando no âmbito estadual e federal na liberação dos recursos necessários. Durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, em 2019, ele citou: "Vamos colocar esse Hospital de pé o quanto antes. Temos um projeto, a Bancada e o Governo Capixaba também. Tudo isso é para que possamos trazer dignidade para os portadores de câncer”.
Neste 3º mandado, Evair é membro da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer e da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil. E, ainda, trabalha pela instalação da Comissão Especial destinada a Comissão Especial destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil – CECANCER. Essas Políticas Nacionais buscam aumentar as taxas de sobrevivência, reduzir a mortalidade e o abandono do tratamento, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com câncer.
"De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a doença é responsável por mais de 12% de todas as mortes no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram mais de 600 mil casos por ano. As políticas nacionais abrangem todo o ciclo de enfrentamento ao câncer, desde o diagnóstico precoce até a prevenção, tratamento, acesso às novas tecnologias e nutrição especializada", afirmou o deputado.