EVAIR DE MELO PEDE PRISÃO DO MINISTRO DO GSI E ABERTURA IMEDIATA DE CPI

Deputados da oposição assinaram juntos um documento pedindo a prisão imediata de Gonçalves Dias

O deputado federal Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES) anunciou nesta quarta-feira (19) que pediu à Procuradoria Geral da República (PGR) a prisão imediata do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias. A decisão foi tomada após imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto mostrarem que ele estava no prédio quando a sede do Executivo foi palco de atos de vandalismo em 8 de janeiro.

STF

O Deputado também acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar informações sobre o recebimento de imagens referentes aos atos ocorridos no Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023 e quais providências foram adotadas pela Corte. As ações parlamentares foram tomadas após a divulgação de novas imagens do circuito de segurança do Planalto, que mostram a presença do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, no prédio durante a invasão e interagindo com os manifestantes.

Hoje(20), o Ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF ouça o agora ex-Ministro Gonçalves Dias em 48 horas.

Gonçalves Dias pediu demissão na tarde da quarta-feira (19) após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros, que concordaram com a medida em meio ao desgaste gerado ao governo com a divulgação das gravações pela CNN Brasil.

CPI Flávio Dino

Em janeiro deste ano, o deputado Evair de Melo apresentou o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as responsabilidades do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em relação aos atos de violência e destruição ocorridos em Brasília no mesmo dia. O parlamentar capixaba busca as assinaturas de apoio para a abertura da Comissão, defendendo que os atos extremos de violência devem ser devidamente apurados e responsabilizados. Evair de Melo acredita que o Ministro da Justiça, mesmo tendo todas as condições técnicas e operacionais, não tomou nenhuma providência em tempo hábil para evitar ou conter os tristes episódios ocorridos em Brasília.

Além de propor esta CPI, o deputado também já assinou e apoia integralmente a CPMI mista em tramitação.

O deputado Evair de Melo continua sua luta em defesa da apuração dos fatos e da responsabilização dos envolvidos nos atos de violência em Brasília. Ele defende que a sociedade brasileira merece respostas claras e justas, e não pode aceitar a impunidade.