EVAIR DE MELO PROPÕE DEBATE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUXÍLIO A ATINGIDOS POR DESASTRES NATURAIS

O parlamentar também sugeriu incluir debates relacionados a desastres por incêndios e pela falta de saneamento básico

A Comissão de Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (7) o requerimento nº 4/2023, de autoria do deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), que solicita a realização de audiência pública para debater junto às Forças Armadas e outras instituições, sobre medidas de prevenção e auxílio às pessoas vítimas de desastres e calamidades naturais.

Para o debate, serão convidados representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica Brasileira, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida e Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Precisamos apoiar essas famílias que tiveram perdas em decorrência de desastres naturais. Além disso, tem um conjunto de desafios que advêm de vulnerabilidades socioambientais, agravadas pelas mudanças climáticas, como o combate às queimadas e aos crimes ambientais, o apoio à Defesa Civil em caso de desastres naturais, atividades relacionadas ao controle de migrantes e deslocados, entre outros. Essa dimensão sugere que as Forças Armadas e outras instituições adquiram capacidades relacionadas a atividades de apoio à segurança que tendem a ser cada vez mais demandadas. Por isso, propomos esse debate para tratarmos sobre a atuação dessas instituições”, explicou o parlamentar.

Durante a votação do Plano de Trabalho propus ao relator, deputado federal Gilson Daniel (Podemos/ES), que seja incluída a necessidade de debate sobre os desastres causados por incêndios.

“A nossa fábrica da Cacau Show, do município de Linhares amanheceu em chamas na manhã de hoje. Um investimento privado de cerca de R$ 600 milhões,  com 500 funcionários. Foi tudo destruído. Precisamos tratar de incêndios também. Quando se fala em Defesa Civil, Bombeiros e resgate de vítimas, logo lembramos dos incêndios de grandes proporções. É um assunto muito presente no nosso dia a dia e precisamos incluir na nossa agenda de trabalho, que é tão importante quanto os impactos causados pelas chuvas e outros fenômenos da natureza”, explicou o capixaba.

Evair também solicitou a inclusão do tema saneamento básico no Plano de Trabalho.

“Temos que lembrar da problemática em torno da falta de escoamento de águas pluviais, que em muitos municípios é falho. Com as fortes chuvas os impactos dessa falta de escoamento podem ser ainda maiores. Por isso, a importância de trazermos esse tema para debate na nossa Comissão”, frisou o deputado federal.

Confira abaixo o requerimento na íntegra:

- Req. nº 4/2023.