EVAIR DE MELO PROPÕE DEBATE SOBRE VENDA DO POLO NORTE CAPIXABA PARA A SEACREST

O parlamentar quer debater sobre a importância dessa venda para o Estado do Espírito Santo


     Na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados será debatida a venda do Polo Norte Capixaba para a produtora independente Seacrest Petróleo SPE Norte Capixaba (Seacrest). A Petrobras concluiu recentemente a venda de sua participação no Polo Norte Capixaba, a transação envolveu um pagamento à vista de US$ 426,65 milhões, o que representa um marco importante para ambas às empresas e para a indústria de petróleo e gás no Espírito Santo.

 

“A aquisição representa um avanço significativo para a indústria petrolífera, que proporcionará uma importante ampliação do desenvolvimento do norte do estado. A produção média do Polo Norte Capixaba no primeiro trimestre de 2023 foi de aproximadamente 4,6 mil barris de óleo por dia e 21,8 mil m³/dia de gás natural. A venda do Polo Norte Capixaba demonstra à dinâmica e a evolução do setor petrolífero no Brasil, contribuindo para o fortalecimento da cadeia de fornecedores, a competitividade do mercado e o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo”, explicou Evair de Melo.

 

Para o debate foram convidados representantes da Petrobras, da Seacrest, Rede Petro ES, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

        

Visita técnica ao Espírito Santo

 

Também na Comissão de Minas e Energia, o parlamentar solicitou a realização de uma visita técnica, in loco, nas jazidas de rochas ornamentais no estado do Espírito Santo.

 

“Além de colher informações, conhecer in loco o sistema de extração das rochas e dos diversos tipos de minerais, ensejando a realização de roda de discussões em conjunto de representantes do setor, como por exemplo, junto ao Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), possibilitando, assim, a compreensão das atuais demandas e necessidades de aprimoramento e desburocratização legal a ser sanada pela atividade legislativa”, disse o deputado federal. 

A visita técnica está prevista para o segundo semestre de 2023, mas com data ainda não definida.