EVAIR DE MELO PROPÕE HOMENAGEM AOS 149 ANOS DO INÍCIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL

O parlamentar pretende realizar sessão solene na Câmara para comemorar a data

     Em alusão ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado no dia 21 de fevereiro, o deputado federal Evair de Melo (ES) está propondo na Câmara dos Deputados uma sessão solene em comemoração aos 149 anos do início da imigração italiana para o Brasil.

    “Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixaram seu país em virtude de razões econômicas e socioculturais. No ano de 1874, mais de 380 italianos chegaram a bordo do navio “Vapor La Sofia” na baia de Vitória, em busca de oportunidades de trabalho e melhorias de qualidade de vida. Desde então, a cultura italiana está bem presente no Brasil, em especial no estado do Espírito Santo e na região Sul do país”, disse.

     O parlamentar destacou que as comunidades italianas que vivem no Espírito Santo fazem questão de manter as tradições italianas. 

        "A história dos italianos no nosso país começou no município de Santa Teresa, que é considerada a primeira cidade italiana no Brasil. O município fica na região serrana do Espírito Santo. Ao decorrer dos anos, às famílias cresceram e foram migrando para as cidades vizinhas. Temos festas maravilhosas e bem tradicionais no Estado, que evidenciam a cultura italiana, como a Festa da Polenta, que acontece na minha querida cidade de Venda Nova do Imigrante. É motivo de orgulho para os capixaba ter a cultura italiana tão acessível e marcante no Espírito Santo”, enfatizou Evair de Melo.

        Segundo dados do Consulado da Itália no Brasil, vivem hoje no Brasil cerca de 30 milhões de descendentes de italianos.

    Para ser realizada, a sessão solene comemorativa precisa de apoiamento dos parlamentares. O deputado federal precisa assinar eletronicamente no sistema interno da Câmara dos Deputados, usando o código: CD237765844800