Evair de Melo propõe o Dia Nacional do Produtor de Leite

A data homenageia a época de criação da Abraleite, fundada em 2017, e tem como objetivo valorizar os produtores de leite


O Deputado Federal Evair de Melo (PP), junto com os Deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Emidinho Madeira (PSB-MG), apresentou um Projeto de Lei que institui o dia 12 de julho como o Dia Nacional do Produtor de Leite. A data homenageia a época de criação da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), fundada em 2017, e tem como objetivo valorizar os trabalhadores da pecuária leiteira, bem como incentivar o consumo do produto e derivados.


O projeto apresentado pelos parlamentares determina que, no Dia Nacional do Produtor de Leite, os setores público e privado promovam palestras, seminários, debates de políticas públicas e outros eventos e atividades que fomentem o consumo de leite e produtos lácteos.


“Muito mais do que uma data, é o nosso compromisso de trabalhar todos os dias para cuidar da economia do país e criar um ambiente para os produtores de leite serem melhor remunerados e o seus produtos cheguem com qualidade nas mesas dos brasileiros”, afirma Evair.


Atuação


Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair de Melo é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que limita as importações de leite de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas de rigor semelhante às leis brasileiras. Desta forma, além de proteger os produtores nacionais da concorrência desleal com essas nações, a proposta também previne da possibilidade de pragas e doenças que não existam no Brasil prejudicarem produtores e consumidores com produtos de baixa qualidade.