O Deputado Federal Evair de Melo reiterou o pedido de adiantamento da formatura dos estudantes de Medicina que estão a 2 meses da conclusão da graduação, já tendo cumprido a carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação.
O pedido do parlamentar, atendendo à solicitação da Associação dos Estudantes de Medicina do Estado do Espírito Santo (AEMED-ES), foi encaminhado aos ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A Associação, que já recebeu o apoio da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, defende que os novos profissionais podem atuar na atenção básica, no atendimento de casos de baixa complexidade, colaborando no combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), já que o sistema de saúde pública do país encontra-se em situação de urgência.
“Acredito que a solicitação de adiantamento do grau de Médico aos acadêmicos de Medicina que deve ser considerada como mais uma medida plausível no enfrentamento ao Covid-19. Entendo que, diante do enfrentamento ao coronavírus, é extremamente necessário que as autoridades competentes adotem todas as providências cabíveis para proteger a população desta pandemia”, justifica o parlamentar.