EVAIR DE MELO SOLICITA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA AGILIDADE NA SANÇÃO DA LEI DO DIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS

O parlamentar foi relator da proposta na Câmara dos Deputados

    O deputado federal Evair de Melo (Progressistas-ES) encaminhou na quinta-feira (13) um ofício à Presidência da República para que seja agilizada a sanção do Projeto de Lei nº 2676/2021, que institui o dia 8 de setembro como o Dia Nacional do Terço dos Homens, em homenagem a um grande movimento cristão da igreja católica. 

    Segundo ele, o objetivo é que a sanção da lei seja comemorada ainda na Romaria dos Homens, que ocorrerá no sábado (15), durante um dos maiores eventos religiosos do País: a Festa da Penha 2023, realizada todos os anos no estado do Espírito Santo.

    “Como relator dessa proposta, na Câmara dos Deputados, fiz questão de cobrar do atual governo mais celeridade em relação a essa proposta tão importante para a igreja católica. O movimento Terço dos Homens busca incentivar a prática da oração em grupos de homens. A data de 8 de Setembro foi escolhida por ter sido a primeira manifestação do movimento no Brasil, onde chegou por iniciativa de Frei Peregrino. Para nós cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus. Celebrar essa nova data no calendário nacional tornaria a nossa Romaria dos Homens ainda mais especial”, afirmou o parlamentar.

    
    Evair de Melo destacou ainda que a Romaria dos Homens é uma tradição da Festa da Penha.

    “É uma caminhada bem tradicional e bonita. No sábado, estarei entre os milhares de homens percorrendo as ruas entre Vitória e Vila Velha levando a imagem de Nossa Senhora da Penha e no domingo será a vez das mulheres fazerem a sua Romaria. Sairemos da Catedral Metropolitana de Vitória e iremos até a Segunda Ponte, finalizando com uma Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha. É um momento muito especial, de devoção e respeito a nossa padroeira. Cerca de 800 mil pessoas são esperadas para a caminhada dos homens”, disse.     

   

      Festa da Penha

    A Festa da Penha acontece desde desde 1570, sendo a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festividade religiosa da Igreja Católica no Brasil. O evento religioso foi declarado patrimônio cultural do Espírito Santo.

    Nesta edição de 2023, o tema é “Com Maria, Chamados a Servir”, um tema que está em sintonia com o terceiro Ano Vocacional da Igreja Católica no Brasil, que começou no último dia 20 de novembro e será celebrado até 26 de novembro de 2023, em comemoração aos 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no País. 

    No sábado (15), ocorrerá um dos momentos mais tradicionais da Festa, que é a Romaria dos Homens, tyambém conhecida como Romaria da Família, e no domingo(16), será a procissão da Romaria das Mulheres.

    O evento completa 453 edições este ano e traz uma identidade visual que representa muito o estado do Espírito Santo, composta por símbolos capixabas envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Penha, vegetação da Mata Atlântica, colibri, orquídea, uvas, flores de laranjeiras, frutos de café, cacau e o Convento da Penha foram representados na nova marca, que traz também a imagem de fiéis em romaria. Na edição de 2022, a Festa reuniu mais de 3 milhões de devotos, entre capixabas e turistas.

       

      Romaria dos Homens

      Um dos principais acontecimentos da Festa é a Romaria dos Homens, com procissão de 14 km entre Vitória e Vila Velha que começou em 1955. A caminhada começa com a Missa de Envio, que é celebrada na Catedral de Vitória e finaliza no final do percurso, com a Missa de Encerramento no Parque da Prainha, em Vila Velha.

    A Romaria dos Homens também é conhecida como Romaria das Famílias, pois não reúne só homens, mas também suas famílias e amigos, todos em oração, louvor e confraternização.

       Em todo o percurso os romeiros ajudam a levar a santa padroeira, Nossa Senhora da Penha, que antes tinha 1,3 metro de altura, hoje tem 1,5 metro e possui uma iluminação de LED, para ficar mais visível ao público, além de ser envolta por diversos tipos de flores.