Servir mais de 20 toneladas de comidas típicas italianas para atender a um público superior a 50 mil pessoas, durante duas semanas do mês de outubro: de 06 a 08 e de 12 a 15/10. Esta é a expectativa dos organizadores da 45ª Festa da Polenta, um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais, turísticos e gastronômicos do Espírito Santo, que também já se tornou bastante conhecido em todo o Brasil.
“A Festa da Polenta representa um importante tributo à herança cultural italiana em nosso Estado e também no país. Por isso se tornou uma das maiores festas populares do gênero. Este ano, a celebração promete ser ainda melhor e maior. A programação conta com excelentes atrações artísticas, musicais e culturais, além de pratos típicos que certamente irão deliciar os sentidos dos participantes”, afirma o deputado federal Evair de Melo, morador da cidade e autor da Lei que transformou Venda Nova do Imigrante na “Capital Nacional do Agroturismo”.
COLHEITA DO MILHO - Para garantir a polenta, que é a atração da festa, as espigas de milho já estão no ponto e antes do evento, os voluntários se reúnem para a tradicional “Colheita do Milho”. Este ano, a ação acontece em 23 de setembro, às 15 horas, na propriedade do Sr. Perim, próxima ao Viveiro de Mudas Perim, no Bairro Tapera, em Venda Nova. A entrada é gratuita.
“O plantio de milho é feito no início do ano, em uma das propriedades localizadas no município. O ato revive o passado, onde um grupo de voluntários vestidos como ‘nonos’ e ‘nonas’, fazem a colheita. Assim como no ritual do Plantio, a música e a culinária se fazem presentes, numa demonstração característica da cultura do imigrante italiano”, explica Evair.
O deputado ressalta que melhor parte é a pausa dos trabalhos durante a colheita, quando todos saboreiam delícias típicas como broa, banana cozida e crostoli (tipo de pão com massa frita, passado no açúcar e na canela). “No final, uma mesa farta é oferecida aos participantes que cantam ‘cancionetas’ italianas enquanto colocam a prosa em dia. O milho colhido é usado para preparar a polenta servida na festa e nas atividades do ‘Paiol do Nonno’, onde passa por um moinho de pedra movido a água”, completou.
HOMENAGEM AOS ANTEPASSADOS - De acordo com o deputado Evair de Melo, a Festa da Polenta não é apenas sobre comida e diversão: é uma homenagem aos primeiros antepassados italianos que chegaram ao Brasil e às Montanhas do Espírito Santo.
“Este ano, durante a 45ª edição do evento, os visitantes poderão desfrutar de apresentações do Grupo de Dança Dei Bambini; dos Gruppos Folcloristicos Piccinni Dei Monti e Granello Giallo; da Cantarola Italiana; do Musical L' Italia Siamo Noi e do Coro Infantil de 200 vozes que fará um show especial sob a regência do maestro Inarley Carletti. Estas danças e canções típicas ecoam fortemente as tradições e costumes dos primeiros imigrantes italianos. Por isso, prometem emocionar a todos”.
VOLUNTARIADO - A Festa da Polenta é uma celebração verdadeiramente
comunitária, realizada por aproximadamente 1.500 voluntários dedicados ao
evento, que trabalham incansavelmente o ano todo para garantir que as famílias
de Venda Nova e os turistas sejam bem recebidos. "O maior patrimônio
coletivo do município é o voluntariado, mola impulsionadora de todas as grandes
obras sociais", afirmou Evair, que no dia 07 de outubro, às 9 horas,
participará do tradicional desfile "Voluntariado, a força que move Venda
Nova do Imigrante".