O Turismo Rural desponta como um setor com crescimento relevante no pós-pandemia,impulsionado pelas preferências dos consumidores por viagens de curta distância e atividades ao ar livre. Em todas as regiões do país há oferta de experiências múltiplas, o que enriquece as visitas realizadas e a interação com o patrimônio cultural e ambiental do meio rural.
Nesta quarta-feira (08), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) aprovou o Projeto de Lei 4395/2020, do deputado Evair de Melo, que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural e que estimula ainda mais o desenvolvimento do setor.
Para Evair, o Substitutivo aprovado pela Comissão, apresentado pelo relator, deputado Aroldo Martins, é pertinente e aprimora o projeto que caracteriza o turismo rural como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em sintonia com a produção agropecuária brasileira, para agregar maior valor a produtos e serviços do setor e também para promover o patrimônio cultural e natural das comunidades rurais, como folclore, tradições e festejos, especialmente os da agricultura familiar.
“Nosso objetivo com esta iniciativa é proporcionar a diversificação da economia regional, a interiorização do turismo, a difusão de conhecimentos e de técnicas agrárias, a diversificação da oferta turística no meio rural e a melhoria das condições de vida das famílias no campo, para que haja uma redução no êxodo rural”, justificou Evair de Melo. O projeto segue agora para a aprovação nas Comissões de Turismo e de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara.
CLIQUE AQUI e confira o texto original do PL 4395/2020
CLIQUE AQUI e confira o Relatório e o Substitutivo ao projeto aprovado na CAPADR