FrenCOMEX institui Comitê de Crise COVID-19 para auxiliar transações comerciais de interesse nacional

Objetivo é facilitar o acesso a ferramentas, serviços e produtos necessários para o enfrentamento à Covid-19


A Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), órgão suprapartidário do Congresso Nacional brasileiro, sob a presidência do Deputado Federal Evair Vieira de Melo, instituiu o Comitê de Crise COVID-19.

A medida se notabiliza por ser um especial reforço no enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus; e tem como principal missão garantir que o Brasil tenha efetivo e dinâmico combate ao COVID-19, e bem como, acesso às ferramentas, serviços e produtos necessários para prevenção, contenção e minimização dos efeitos da iminente pandemia global, na vida das pessoas e nos mais diversos setores da sociedade.

Para tanto, o Comitê de Crise COVID-19 se posiciona como um importante canal de diálogo e interlocução institucional, a convergir esforços com Poderes da República, corpos diplomáticos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada; não só do Brasil, como também da China e de outros Países estratégicos, a partir de um mecanismo de cooperação internacional.

Nesse cenário, o contexto intenso e inapropriado de especulações, escassez e arbitrariedades, fez surgir também o movimento denominado Rota Legal, plataforma que reunirá diretrizes técnicas e realizará ações para facilitar e efetivar transações de interesse nacional. A iniciativa do Rota Legal, converge para que o Brasil assuma o protagonismo das ações de combate ao novo cornavírus na América Latina, e se posicione de modo exemplar para o mundo, de forma a inibir, e até mesmo eliminar todo e qualquer procedimento que fuja das boas relações de consumo e de aquisição de bens manufaturados, sendo pelo poder público ou pelo poder privado.  

A Rota Legal é uma iniciativa da sociedade civil, com apoio do poder público, que tem como objetivo interligar fornecedores e compradores aptos, assim também promover com segurança o imprescindível fluxo de comércio internacional e investimentos para a dissipação do novo coronavírus. Tudo de forma legítima, ágil e republicana; colaborando, inclusive, para a superação de desafios institucionais, diplomáticos, técnicos, regulatórios e operacionais.

Concomitantemente, e, de forma a supervisionar todos os trabalhos envolvendo as ações, o Comitê de Crise COVID-19 da FrenCOMEX se propõe, no contexto da diplomacia parlamentar, e mediante iniciativas de cooperação como a Rota Legal, a atuar, ainda, pela manutenção da fraterna e respeitosa amizade sino-brasileira, existente há no mínimo 46 anos, bem como pela continuidade e ampliação das relações bilaterais com a China, principal parceira comercial do Brasil há mais de dez anos consecutivos.