Frente Parlamentar do Café apresenta prioridades do setor ao Ministério da Agricultura

Evair de Melo ressalta a importância rever inúmeros pontos da política voltada para o setor


A Frente Parlamentar do Café enviou ao Ministério da Agricultura um documento reunindo as prioridades da cafeicultura nacional, debatidas nesta terça-feira (7), no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. Além de debater o cenário do setor, o evento escutou as demandas dos produtores e as reuniu em uma proposta.


Vice-Presidente da Frente, o Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES) ressalta a importância rever inúmeros pontos da política voltada para o setor, incluindo a questão do preço mínimo do café que, segundo o parlamentar, não cobre os custos dos produtores. “Com bom senso, equilíbrio e determinação, vamos construir um norte para que todos possam ter um mapa de navegação e possamos trilhar o caminho da dignidade. Nós precisamos do apoio da cafeicultura para fazermos as reformas que o país precisa. Melhorando a economia, iremos melhorar várias outras coisas”.


A pauta entregue para o Ministério da Agricultura inclui entre as prioridades a construção de uma Política de Preço de Referência (PEPRO), a renegociação das dívidas dos cafeicultores e buscar formas de fortalecer os produtores para a safra de 2020, além de evitar perdas avassaladoras neste ano.


Liderado pela Frente Parlamentar do Café, o debate trouxe a tona as principais dificuldades dos produtores de café, como o alto preço dos insumos e das tarifas de energia e diesel, o constrangimento dos cafeicultores que enfrentam problemas para pagar o seu custeio e a perda da competitividade gerada por esses fatores.