GERSON CAMATA E CAMILO COLA PODEM DAR NOMES A TRECHOS DA BR-101 NO ES

Projeto relatado pelo Deputado Federal Evair de Melo foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT) aprovou o parecer relatado pelo vice-líder do Governo na Casa, deputado Evair de Melo, em favor de projetos de lei que homenageiam a memória de duas das mais importantes personalidades capixabas: o PL 1.055/21, que denomina “Rodovia Gerson Camata” o trecho da BR-101 entre Serra e a divisa com a Bahia, e o PL 2001/21, que denomina “Rodovia do Contorno Camilo Cola” o trecho da BR-101 que vai do município de Iconha à divisa com o Rio de Janeiro


Com o aval da CVT, a matéria segue para análise e recebimento de pareceres das comissões de Cultura (CCULT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, antes da votação final no plenário.


“Consideramos justas e merecidas as homenagens propostas nesses projetos. O primeiro faz jus ao legado de Gerson Camata, um dos principais políticos da história capixaba, cuja atuação como vereador de Vitória, deputado estadual e federal, governador do Espírito Santo e senador, foi essencial para o crescimento econômico e social do nosso Estado. E o segundo – que foi apensado ao projeto original –, reconhece a relevância do empreendedorismo e do trabalho de Camilo Cola para alavancar o setor de transportes rodoviários no Espírito Santo e no Brasil, o que foi essencial não só para a população, mas para a própria integração nacional”, justificou Evair.


E o deputado acrescentou: “Quero ressaltar, ainda,que tenho grande respeito pela importância política que Gerson Camata e Camilo Cola tiveram para o nosso Estado. Eles sempre foram referências na vida pública e, por esta razão, me sinto honrado em poder relatar pela aprovação dessas homenagens”.


GERSON CAMATA



Homem público que fez história na política capixaba por maios de 40 anos, Gerson Camata nasceu em Castelo, em 1941, e iniciou sua trajetória profissional como jornalista e radialista. Entrou para a política filiado à ARENA, partido pelo qual se elegeu vereador em Vitória, no ano de 1966. Com a volta do pluripartidarismo, em 1980, ingressou no PMDB e foi eleito governador do Espírito Santo em 1982. Além de deputado estadual em 1970, foi deputado federal por duas vezes (entre 1975 e 1983), e em seguida elegeu-se senador, exercendo três mandatos consecutivos entre 1987 e 2011. 


Em 1995, Camata foi condecorado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a comenda da Ordem do Mérito Militar. Formado em Ciências Econômicas, foi o primeiro governador capixaba democraticamente eleito depois da Ditadura Militar, no período de reabertura política. Casado com Rita Camata, ex-deputada federal, foi assassinado em 2018, em Vitória, aos 77 anos de idade, depois de uma discussão com o ex-assessor Marcos Venício. Gerson Camata deixou dois filhos e uma longa folha de bons serviços prestados ao povo capixaba e ao Espírito Santo.

 

CAMILO COLA



De origem humilde, Camilo Cola foi lavrador e lavador de carros em sua juventude. Aos 21 anos, como tenente do Exército, participou da Força Expedicionária e combateu na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ao retornar da guerra, utilizou uma linha especial de crédito para ex-combatentes e adquiriu seu primeiro caminhão. Pouco depois, comprou um ônibus e passou a transportar passageiros entre Conceição do Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Em 1953, começou a operar rotas dentro do Espírito Santo, dando início à Viação Itapemirim, com 16 veículos e 70 funcionários.


Nos anos 1980, começou a fabricar as carrocerias dos ônibus da própria Itapemirim. Depois, fundou uma companhia aérea para transportar cargas e tornou-se mantenedor de mais de 10 outras grandes empresas. Entre 1987 e 1990, foi presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e incentivador da criação do SEST-SENAT, além de deputado Federal por duas legislaturas. Em abril de 2002, foi condecorado com a comenda da Ordem do Mérito Militar e, em 2020, com a Medalha do Mérito Mauá, devido às suas contribuições ao desenvolvimento do setor de transportes no Brasil. Em 2021, faleceu de causas naturais, aos 97 anos de idade, em Cachoeiro de Itapemirim.