Governo do Estado anuncia investimentos de R$ 145 milhões para o sul do ES

Evair de Melo participou das solenidades nos municípios

O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã da última sexta-feira (26), investimentos que ultrapassam os R$ 145 milhões para a macrorregião sul do estado. Foram assinadas ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação da Rodovia ES-379, ligando Castelo ao distrito de Morro Vênus, e da ES-165 entre Morro Vênus e Muniz Freire, além de investimentos na universalização do saneamento básico das duas cidades. Também foi feito o repasse para iluminação do Estádio Emílio Nemer, em Castelo. O Deputado  Federal Evair de Melo esteve presente na solenidade.

Casagrande falou sobre a importância das obras para o desenvolvimento da região. “A obra da rodovia vai dar dinamismo econômico, atender os agricultores, aproximar os dois municípios e fomentar o turismo. A região vai se desenvolver melhor, gerando mais oportunidades. Ter uma base de infraestrutura adequada é importante para o crescimento do Estado. É uma obra muito esperada pela população e demos ordem de serviço ainda em nosso primeiro mandato. Infelizmente, o Governo passado paralisou a obra e agora vamos concluí-la de forma definitiva”, afirmou.

 

O investimento nas obras retomadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) chega a R$ 79,9 milhões. Além da pavimentação asfáltica em toda a extensão dos 32,7 quilômetros das duas rodovias, também serão feitos os demais serviços de infraestrutura, como a instalação de 22 abrigos para pontos de ônibus, acostamento e drenagem. 

 

Em Castelo, também foi assinada a Ordem de Serviço para o saneamento básico. Será o maior investimento já realizado na cidade pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). Cerca de R$ 52 milhões serão aplicados em serviços de água e esgoto nos próximos 25 anos.  As primeiras intervenções já começaram e somam o montante de R$ 1,32 milhão, destinados a melhorias no sistema de água e esgotamento sanitário do município, que vai beneficiar mais de 22 mil moradores dos bairros Niterói, Sede, Vila Barbosa, Esplanada, Industrial, Aracuí e Loteamento Cava Roxa. 

 

Ainda em Castelo, o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, assinaram o Termo Aditivo e o repasse dos recursos para a reforma da iluminação do Estádio Municipal Emílio Nemer. A praça esportiva receberá instalações de seis torres de aço de 18 metros, refletores com lâmpadas de multi vapor metálico com tubo de tecnologia de quartzo Selo PROCEL/INMETRO, totalizando 72 mil Watts. O valor total da obra é de R$ 429.425,58.

 

Evair destaca ações do mandato para Castelo e região


Durante a solenidade, Evair parabenizou o investimento do Governo do Estado em um setor tão importante para a região.  Também ressaltou a gratidão que tem pelo povo de Castelo.

 

“Um município que tem grande contribuição em meu mandato. Tive muitos votos aqui, e isso aumenta minha responsabilidade em buscar cada vez mais melhorias, seja por meio de emendas parlamentares, seja pelas ações que fazemos em Brasília, para que o olhar dos investimentos federais se voltem ao nosso estado”, complementou.

 

 Selo ARTE

 

“Tive a oportunidade de ser o autor do Selo Arte que teve decreto regulamentando a Lei da agroindústria na semana passada, em Brasília.  Essa lei beneficiará muito toda a região de Castelo, que produz derivados de origem animal de forma artesanal, o que irá alavancar muito  a economia e o arranjo local”, comemorou.

 

Retorno da Samarco

 

 Outra notícia importante para a região é a retomada das atividades da Samarco. “Na semana passada estive em Mariana e, na ocasião, encontrei com o Governador Zema (MG). Ele nos garantiu que está  em fase final os licenciamentos ambientais para que a indústria volte a funcionar.  Na extração em Minas Gerais e na pelotização no estado,  essa grande indústria volta a operar e impactar positivamente a economia em toda a região sul capixaba”, complementou.

 

“Sua atitude,  governador Casagrande,  junto com o governador Zema  e a parceria do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Sales e, é claro, a empresa Samarco, fazendo o seu dever de casa, criou-se um  ambiente favorável  para a retomada e o avanço dessa importante  agenda para a economia capixaba”, defendeu Evair.

 

Licenciamento Ambiental

 

Sobre a pauta da desburocratização do licenciamento ambiental  Evair defende a simplificação dos processos. “A desburocratização e  não flexibilizando é fundamental para atrair investimentos ao nosso estado. Precisamos gerar empregos, renda e dignidade para a população. Energia barata a partir do gás traz uma reindustrialização”, pontuou.

 

Saneamento Básico

 

“A agenda de hoje aqui em Castelo trata da universalização do Saneamento Básico. Como relator da Medida Provisória  868/18, e autor do  PL 3235/2019, Projeto de Lei que regulariza o Saneamento Básico entendo que nosso maior desafio é que  no ano de 2033 o Espírito Santo seja o primeiro a ter 100% concluído, por meio da Cesan”.

 

Educação

 

Evair ressaltou sua luta em Brasília para conseguir recursos federais em  investimentos na educação. “As prefeituras que estão fazendo seus projetos, organizados e com prestações de conta em dia, conseguem liberação de recursos em educação”, complementou.

 

Com informações do governo do Estado