O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã da última sexta-feira (26), investimentos que ultrapassam os R$ 145 milhões para a macrorregião sul do estado. Foram assinadas ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação da Rodovia ES-379, ligando Castelo ao distrito de Morro Vênus, e da ES-165 entre Morro Vênus e Muniz Freire, além de investimentos na universalização do saneamento básico das duas cidades. Também foi feito o repasse para iluminação do Estádio Emílio Nemer, em Castelo. O Deputado Federal Evair de Melo esteve presente na solenidade.
Casagrande falou sobre a importância das obras para o desenvolvimento da
região. “A obra da rodovia vai dar dinamismo econômico, atender os
agricultores, aproximar os dois municípios e fomentar o turismo. A região vai
se desenvolver melhor, gerando mais oportunidades. Ter uma base de
infraestrutura adequada é importante para o crescimento do Estado. É uma obra
muito esperada pela população e demos ordem de serviço ainda em nosso primeiro
mandato. Infelizmente, o Governo passado paralisou a obra e agora vamos
concluí-la de forma definitiva”, afirmou.
O investimento nas obras retomadas pelo Departamento de Estradas de
Rodagem (DER-ES) chega a R$ 79,9 milhões. Além da pavimentação asfáltica em toda
a extensão dos 32,7 quilômetros das duas rodovias, também serão feitos os
demais serviços de infraestrutura, como a instalação de 22 abrigos para pontos
de ônibus, acostamento e drenagem.
Em Castelo, também foi assinada a Ordem de Serviço para o saneamento
básico. Será o maior investimento já realizado na cidade pela Companhia
Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). Cerca de R$ 52 milhões serão aplicados
em serviços de água e esgoto nos próximos 25 anos. As primeiras
intervenções já começaram e somam o montante de R$ 1,32 milhão, destinados a
melhorias no sistema de água e esgotamento sanitário do município, que vai
beneficiar mais de 22 mil moradores dos bairros Niterói, Sede, Vila Barbosa,
Esplanada, Industrial, Aracuí e Loteamento Cava Roxa.
Ainda em Castelo, o governador Renato Casagrande e o secretário de
Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, assinaram o Termo Aditivo e o repasse
dos recursos para a reforma da iluminação do Estádio Municipal Emílio Nemer. A
praça esportiva receberá instalações de seis torres de aço de 18 metros,
refletores com lâmpadas de multi vapor metálico com tubo de tecnologia de
quartzo Selo PROCEL/INMETRO, totalizando 72 mil Watts. O valor total da obra é
de R$ 429.425,58.
Evair destaca ações do mandato para Castelo e região
Durante a solenidade, Evair parabenizou o investimento do Governo do
Estado em um setor tão importante para a região. Também ressaltou a
gratidão que tem pelo povo de Castelo.
“Um município que tem grande contribuição em meu mandato. Tive muitos votos
aqui, e isso aumenta minha responsabilidade em buscar cada vez mais melhorias,
seja por meio de emendas parlamentares, seja pelas ações que fazemos em
Brasília, para que o olhar dos investimentos federais se voltem ao nosso
estado”, complementou.
Selo ARTE
“Tive a oportunidade de ser o autor do Selo Arte que teve decreto
regulamentando a Lei da agroindústria na semana passada, em Brasília.
Essa lei beneficiará muito toda a região de Castelo, que produz derivados de
origem animal de forma artesanal, o que irá alavancar muito a economia e
o arranjo local”, comemorou.
Retorno da Samarco
Outra notícia importante para a região é a retomada das atividades
da Samarco. “Na semana passada estive em Mariana e, na ocasião, encontrei com o
Governador Zema (MG). Ele nos garantiu que está em fase final os
licenciamentos ambientais para que a indústria volte a funcionar. Na
extração em Minas Gerais e na pelotização no estado, essa grande
indústria volta a operar e impactar positivamente a economia em toda a região
sul capixaba”, complementou.
“Sua atitude, governador Casagrande, junto com o governador
Zema e a parceria do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Sales e, é claro,
a empresa Samarco, fazendo o seu dever de casa, criou-se um ambiente
favorável para a retomada e o avanço dessa importante agenda para a
economia capixaba”, defendeu Evair.
Licenciamento Ambiental
Sobre a pauta da desburocratização do licenciamento ambiental
Evair defende a simplificação dos processos. “A desburocratização e não
flexibilizando é fundamental para atrair investimentos ao nosso estado.
Precisamos gerar empregos, renda e dignidade para a população. Energia barata a
partir do gás traz uma reindustrialização”, pontuou.
Saneamento Básico
“A agenda de hoje aqui em Castelo trata da universalização do
Saneamento Básico. Como relator da Medida Provisória 868/18, e autor
do PL 3235/2019, Projeto de Lei que regulariza o Saneamento Básico
entendo que nosso maior desafio é que no ano de 2033 o Espírito Santo
seja o primeiro a ter 100% concluído, por meio da Cesan”.
Educação
Evair ressaltou sua luta em Brasília para conseguir recursos federais
em investimentos na educação. “As prefeituras que estão fazendo seus
projetos, organizados e com prestações de conta em dia, conseguem liberação de
recursos em educação”, complementou.
Com informações do governo do Estado