Desde o surgimento da epidemia do coronavírus na China, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) está envolvido em ações conjuntas com o governo federal e o parlamento brasileiro para acompanhar a situação epidemiológica da doença em todo o Brasil.
Na semana passada, durante reunião organizada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e pelas frentes parlamentares da Medicina e Mista da Saúde, o parlamentar reforçou, junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX).
Evair de Melo também destacou que o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) já lançou o Observatório do Coronavírus, uma plataforma integrada a combater fake news, promover diretrizes preventivas e de contenção, convergir os mais diversos apoios da iniciativa privada, e estimular o voluntariado social.
"Ao ser informado sobre a liberação de um crédito extraordinário de R$ 11.287.803,00, acredito que o Governo Federal está no caminho certo no enfrentamento do risco de epidemia no Brasil", afirmou Evair de Melo.
O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que destina mais de R$ 11,2 milhões para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
A MP, que prevê crédito extraordinário para o Ministério da Defesa, foi publicado na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União.
Apesar de o Brasil ainda não ter nenhum caso confirmado da doença, o Governo Federal optou por reconhecer a emergência e facilitar a adoção de medidas de enfrentamento do problema.
Para isso, o presidente sancionou um projeto de lei que prevê medidas de combate ao coronavírus e regras sobre quarentena dos brasileiros que estavam em Wuhan, cidade chinesa considerada o epicentro do surto de coronavírus.