IBATIBA MAIS PERTO DE SER OFICIALMENTE A CAPITAL NACIONAL DO TROPEIRO, POR MEIO DE PROPOSTA DE EVAIR DE MELO

A forte tradição já garantiu ao município o título estadual de Capital do Tropeiro e o Dia do Tropeiro e Carreiro

            A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.617/2023, de autoria do deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), que confere ao município de Ibatiba, no estado do Espírito Santo, o título de Capital Nacional do Tropeiro. Segundo o parlamentar, os tropeiros sempre foram figuras importantes da história do município. A cidade é popularmente conhecida como a Terra dos Tropeiros.

        “Tudo começa quando os tropeiros, homens que tinham facilidade com o manejo de mulas começaram a transportar para municípios locais as grandes produções de café. Com o passar dos anos, o trabalho deles se tornou imprescindível e passaram a ir em direção a cidades maiores com o intuito de venda e compra de diversos produtos que poderiam ser negociados. Tudo virava moeda na mão de um tropeiro. Até hoje, em Ibatiba há uma forte presença de tropeiros. O município já possui uma lei estadual que confere o título de Capital Estadual do Tropeiro. Mas, queremos que a cidade seja reconhecida nacionalmente. Por isso, esse título é algo muito especial para os ibatibenses”, explicou.

        FESTA DOS TROPEIROS

        Evair destaca ainda que anualmente, é realizada a Festa dos Tropeiros, em Ibatiba. Neste ano, devido as enchentes que atingiram o município, a Festa ainda não tem previsão de ocorrer na cidade.

        “Com as chuvas desse ano, é bem provável que a festa, que é tão tradicional no município, não seja realizada. Mais de 30 famílias perderam tudo em suas residências em decorrências das fortes chuvas. O evento celebra a memória, história e tradição dos tropeiros, que permanecem no dia a dia de muitos moradores que se orgulham de suas raízes”, concluiu o parlamentar.

        Na festa de 2023, Evair de Melo fez o anúncio oficial que havia protocolado esse Projeto de Lei.

        “Fico feliz que estamos conseguindo avançar essa proposta na Câmara para que ela se torne lei federal. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e em seguida para o Senado Federal”, explicou o parlamentar.

        DIA DO TROPEIRO E CARREIRO

        A tradição do tropeiro é tão forte em Ibatiba, que em 2009 a Câmara dos Vereadores instituiu o Dia do Tropeiro por meio da Lei Municipal º 541/2009, que estabelece o primeiro domingo do mês de setembro de cada ano, como o Dia do Tropeiro, a qual foi alterada pela Lei 701/2013, instituindo o “Dia do Tropeiro e Carreiro” - que já era comemorado na cidade por meio de festas tradicionais no município. 

        CAPITAL ESTADUAL DO TROPEIRO

        Em 2011 foi aprovada a Lei nº 9.702/11, conferindo ao Município de Ibatiba a proeminente titulação de "Capital Estadual do Tropeiro". Tal distinção encontrou sua ratificação na consolidação Lei nº 10.974/19. Alicerça-se tal imperativo na raiz histórica da cidade, um ponto nodal no trajeto das caravanas de mulas que transportavam mercadorias entre os domínios capixabas e mineiros.

        Destaca-se, ademais, a magnitude cultural dos tropeiros, cuja estirpe revelava força e coragem, enfrentando travessias de longas paragens com encargos consideráveis. Estes agentes, em verdade, desempenhavam um papel vital na economia regional, transportando víveres, indumentárias, instrumentos e outras provisões essenciais para a vida nos núcleos urbanos.

        Confira abaixo a proposta na íntegra:

        - PL 4617/2023 (Itatiba- CapitalNacional do Tropeiro).